X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Serra já tem internet 5G em fase de testes

Na Avenida Central, em Laranjeiras, usuários já conseguem usar o sinal. A previsão oficial é que serviço comece em janeiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Na Serra, o funcionamento do sinal 5G é uma realidade cada vez mais próxima e tem operadora que já está realizando testes em pontos estratégicos da cidade.

Quem transita por um dos maiores polos comerciais do Estado, a Avenida Central, em Laranjeiras, está sendo surpreendido com o ícone de 5G aparecendo em seus celulares. É o caso de clientes da Claro.

Professor de computação e engenharia da Faesa, Daniel Oliveira lembra que o aparecimento do ícone é semelhante ao que ocorreu em alguns pontos de Vitória nos meses anteriores a ativação do 5G. “Eles devem estar fazendo alguns testes de forma intermitente, igual ao que ocorria em Vitória, na região da Praia da Canto”

Segundo o professor, isso não significa que o local já conta com a ultravelocidade mas, com base no caso de Vitória, é bastante provável que o sinal será estabelecido por lá durante uma ativação definitiva. Na capital, os pontos onde eram feitos testes são os que hoje contam com sinal ativo.

“Faz sentido a escolha da região para contar com o sinal 5G. Laranjeiras é um dos lugares que concentram uma boa renda per capita. Eles estão expandindo as demandas para áreas mais periféricas da Região Metropolitana. Creio que para ficar mais popular”.

O consultor de tecnologia Eduardo Pinheiro considera que estejam sendo instalados os hardwares necessários ao funcionamento do sinal da nova internet.

Imagem ilustrativa da imagem Serra já tem internet 5G em fase de testes
Eduardo Pinheiro falou do sinal 5G, que, como mostra o destaque, está disponível. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“Nesses meses de novembro e dezembro serão as fases de testes. Espero que eles tenham aprendido com os testes realizados em Vitória, para pular uma etapa e  entrar em um padrão de conectividade mais estável, o que até hoje não apresenta em Vitória ainda” 

Oficialmente, a ativação do sinal 5G na Serra e em Vila Velha está previsto para janeiro, segundo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso porque as cidades possuem mais de 500 mil habitantes.

Procurada, a Claro não respondeu sobre os testes, nem sobre a ativação oficial do 5G. Já as operadoras Vivo e Tim não informaram se estão realizando preparativos, nem em qual estágio de implementação está o 5G na cidade.


SAIBA MAIS


Sinal ainda instável em Vitória

Sobre o 5G

É a internet móvel de quinta geração que as empresas de telefonia começaram a implantar no mundo a partir de 2018

A velocidade da internet 5G é prevista para ser 20 vezes maior que a do 4G

Já a velocidade dos downloads deve ser de até 20 gigabytes por segundo

Ativação do sinal

Tem ocorrido conforme critérios demográficos das cidades, que foram estabelecidos pela Anatel.

As capitais dos estados foram as primeiras a ter o sinal ativado.

Em janeiro será a vez das cidades com 500 mil ou mais habitantes, nesta leva serão ativados em Serra e Vila Velha, conforme cronograma.

Vitória

Na capital, a nova internet teve seu sinal ativado pelas operadoras no dia 22 de Agosto.

Algumas semanas antes a rede já vinha sendo alvo de testes para a implementação.

Em Vitória, os primeiros pontos escolhidos para a instalação de antenas forma em bairros das regiões centrais e da orla.

Instabilidades na capital

Quase três meses após o início da operação oficial do 5G, especialistas relatam que o sinal é instável e que nem sempre entrega a velocidade prometida. 

Antecipação

No último mês, a Anatel autorizou a antecipação do procedimento inicial que permite a ativação do sinal  5G, chamando de “limpeza da faixa”

A liberação da faixa 3,5GHZ, utilizada pelas TVs parabólicas e agora pelo 5G, abre caminho para a ativação do sinal da nova internet móvel.

Essa antecipação da limpeza já está autorizada para os municípios de Vila Velha e Serra

Legislação

Atualmente, as duas cidades fazem os últimos ajustes em suas legislações envolvendo a instalação de antenas 5G

Fonte: Pesquisa AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: