X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Samarco e Vale fecham acordo para agilizar retomada

A mineradora informou que fechou acordo com a Vale para acelerar em 1 ano a volta da produção total, que passa a ser prevista para 2029


Imagem ilustrativa da imagem Samarco e Vale fecham acordo para agilizar retomada
Instalações da Samarco em Ubu, Anchieta: empresa atua hoje com 26% da sua capacidade de produção |  Foto: Roberta Bourguignon — 16/12/2021

A mineradora Samarco vai antecipar em um ano o retorno completo de suas operações. Agora, a previsão é ter 100% de sua operação em Ubu, Anchieta, litoral Sul capixaba em 2029, enquanto o cronograma anterior tinha prazo até 2030.

A mineradora informou nesta quarta-feira (2) que “assinou acordo de cooperação com a Vale, cuja expectativa é otimizar suas atividades de produção”. A cooperação, que tem por base a celebração de uma série de contratos entre as partes, envolve trocas de áreas, acordos de compra e venda de minérios e otimização do uso de estruturas próprias pela Samarco. 

“Espera-se que os acordos tenham papel relevante na melhoria operacional da Samarco, bem como na retomada plena de sua capacidade produtiva.” 

O acordo está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do juízo da recuperação judicial e alguns casos.

“Também é esperado que a cooperação beneficie os municípios nos quais a Samarco atua, de forma a permitir a manutenção de sua responsabilidade social, gerando empregos e atividade econômica para a região, para os estados em que atua e para o Brasil”, informou a mineradora. 

Hoje, a empresa é responsável por cerca de 1.450 empregos diretos e 8 mil indiretos, em Minas Gerais e no Espírito Santo, e possui 3 mil fornecedores ativos.

Atualmente, a Samarco opera com 26% da sua capacidade de produção. 

No primeiro ano após a retomada, a empresa totalizou a produção de 7,87 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. A Samarco atende aos mercados interno e externo, e seus produtos são direcionados aos principais produtores de aço na América, Europa, Oriente Médio e Norte da África. No ano passado foram realizados 73 embarques no período.

A eficácia destes acordos, em sua maioria, está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo, quando aplicável, a aprovação do juízo da recuperação judicial.

A Samarco esteve com as atividades paralisadas de 2015, quando houve o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, a dezembro de 2020, quando a empresa religou a usina de pelotização 4, reiniciando a produção de pelotas de minério em Ubu.

Acordo anima empresas do Estado

O acordo de cooperação com a Vale que deve otimizar as atividades de produção da Samarco, nas palavras da própria empresa, deixou empresários do Estado animados. Eles preveem mais investimentos e antecipação da retomada, por exemplo, da usina de pelotização 3, em Ubu, Anchieta.

A Samarco já havia informado, em dezembro, que dobraria a produção de minério até 2026 no Estado, e a aceleração da retomada plena é vista como um fato que vai movimentar a economia capixaba.  

Membro do Conselho Consultivo do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Fausto Frizzera prevê mais investimentos para a indústria de base, com novas oportunidades de negócios junto a fornecedores. 

O consultor empresarial Durval Vieira de Freitas também prevê a antecipação na criação de empregos na companhia. E diz que mais negócios serão possíveis com a antecipação da retomada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: