Prefeitos saem em defesa de aeroporto nas montanhas capixabas
Lideranças da região Serrana do Estado defendem um terminal regional no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante

A união dos prefeitos de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Alfredo Chaves reforça que o futuro pousa nas montanhas capixabas.
Juntos, eles saem em defesa da construção do aeroporto regional, previsto para ser instalado no distrito do Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante.
Para o prefeito de Domingos Martins, Eduardo José Ramos, o aeroporto é parte importante para o desenvolvimento esperado há anos para a região, e ter a infraestrutura modal aéreo é fundamental para o crescimento local.
Ele afirma ainda que, além dos benefícios e dos negócios que o aeroporto demandará, a atração de investimentos e as oportunidades de mão de obra técnica qualificada ampliarão o horizonte dos moradores da região, e o acesso facilitado ao território abrirá ainda mais as portas do Estado para o Brasil e para o mundo.
O prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Luiz, aponta o projeto do aeroporto como um passo importante para o desenvolvimento de toda a região, levando infraestrutura, fortalecendo a região, impulsionando o turismo e abrindo novas oportunidades para o setor produtivo.
Lidiney Gobbi, prefeito de Marechal Floriano, vê o aeroporto, assim como outros projetos de infraestrutura, como a duplicação da BR-262, como um avanço, permitindo que Marechal Floriano e os municípios vizinhos estejam ainda mais acessíveis a visitantes, investidores e empreendedores.
Em Conceição do Castelo, o vice-prefeito Robson Destefani, prefeito em exercício, destaca que a construção do aeroporto é de extrema relevância para o desenvolvimento da região Serrana.
Ele afirma que o terminal vai impulsionar o turismo, atrair investimentos, gerar empregos e garantir mais rapidez e segurança no deslocamento da população e dos visitantes.
Já o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Roncetti, reforça que a região de montanhas do Estado vem se destacando no cenário de grandes oportunidades de negócios, principalmente no setor turístico e nas agroindústrias, e o aeroporto regional proporcionará mais emprego e renda para as famílias.
“Vai trazer mais dinamismo para a região”, diz secretário
O Aeroporto das Montanhas Capixabas é considerado pelo governo do Estado uma diretriz estratégica dentro do programa Voa Espírito Santo, que vem fortalecendo a aviação regional no Estado.
Após a entrega do Aeroporto de Linhares — já em operação, inclusive com voos comerciais da Azul — e com as obras do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim em fase de conclusão, o foco agora se volta para a implantação do aeroporto que vai atender a região serrana do Espírito Santo.
Foi o que garantiu o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno.
“Esse projeto passou por um amplo processo de debate e planejamento ao longo de anos, com estudos sobre a definição do local, aprovações técnicas e todos os trâmites necessários para viabilizar a implantação deste projeto em uma área desafiadora, marcada por relevo acidentado e exigências específicas de localização para garantir uma operação segura e eficiente”.
Segundo ele, após avaliações técnicas criteriosas e discussões transparentes, foi escolhido o melhor local para sua instalação, e atualmente estão sendo desenvolvidos os projetos, definidas as áreas de desapropriação e realizados todos os preparativos para viabilizar, em breve, o início das obras.
“O Aeroporto das Montanhas Capixabas será um importante motor para o desenvolvimento da região de Pedra Azul e de todo o entorno, fortalecendo o turismo e consolidando a região como um dos principais polos turísticos do Espírito Santo”, salientou.
Além do impacto econômico, Damasceno citou que o aeroporto também será essencial para ações na área da saúde — como transporte de órgãos, pacientes e atendimentos de emergência —, além de contribuir em situações de calamidade, como no combate a queimadas e ações da Defesa Civil.
“ O transporte de cargas e demais atividades comerciais também serão beneficiados com a nova estrutura”, complementou.Por fim, ele ressaltou que o apoio dos prefeitos da região, da comunidade e do “trade turístico” tem sido fundamental nesse processo, reforçando que o governo do Estado está no caminho certo dentro do seu planejamento estratégico voltado para os aeroportos regionais.
SAIBA MAIS
Raio X

> O Aeroporto das Montanhas previsto para ser construído em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante, em uma área de cerca de 34,5 hectares, contará com pista de 1.300 metros de comprimento, dimensionada para aeronaves de pequeno e médio porte, e operação de 2 a 8 voos diários, de passageiros e cargas, em regime 24 horas.
> O projeto está nos estudos complementares, que antecede processo licitatório para execução das obras.
> O Governo do Estado avaliou oito cenários diferentes para a implantação, considerando topografia, presença de obstáculos, alinhamento com o vento, impacto ambiental e viabilidade de operação.
> A região de Alto Caxixe foi a escolhida por oferecer melhores condições técnicas e ambientais. O projeto encontra-se em fase de estudos técnicos e administrativos.
DEPOIMENTOS
Soluções inovadoras

“O governo do Estado vem realizando cada vez mais, soluções inovadoras de desenvolvimento.
É posto em prática esse importante projeto de um aeroporto na região das Montanhas Capixabas, com apoio unânime dos prefeitos da região. Um investimento que ultrapassa as barreiras da infraestrutura e mudará a realidade da região, trazendo mais oportunidades de negócios, emprego e renda.”
Luciano Roncetti, prefeito de Afonso Cláudio
Novos negócios

“O aeroporto é parte importante do desenvolvimento da região das Montanhas Capixabas esperado há anos. Acreditamos que o turismo ganhará muito e novos negócios irão surgir.
Ter a infraestrutura modal aérea é fundamental para o crescimento da região. Estudos mostram a viabilidade técnica para operacionalização. Além de abrir espaço para um público que frequentemente não nos visitaria se fosse de carro, o aeroporto amplia as condições para que nossos produtos alcancem novos mercados, além de criar possibilidades de negócios.”
Eduardo José Ramos, prefeito de Domingos Martins
Posição privilegiada

“O aeroporto chega para valorizar esse potencial, permitindo que Marechal Floriano e os municípios vizinhos estejam ainda mais acessíveis a visitantes, investidores e empreendedores.
Além disso, a tão esperada duplicação da BR-262 coloca nosso município em posição privilegiada, com mais mobilidade urbana, melhor infraestrutura e um ambiente ainda mais favorável para negócios.”
Lidiney Gobbi, prefeito de Marechal Floriano
Potencializar o turismo

“O aeroporto abrirá novas oportunidades de trabalho, potencializará o turismo, dará força aos negócios locais e impulsionará investimentos. Será uma conquista coletiva, que transforma as Montanhas Capixabas.
Tenho dialogado com lideranças e produtores locais, estive com alguns proprietários das áreas previstas para a construção e me reuni com representantes do governo do Estado. Meu compromisso é ouvir todas as partes, garantir que os proprietários sejam tratados com respeito e avaliar cada encaminhamento com responsabilidade”.
Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários