X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Prefeito anuncia estudos para implantação de zona franca em Vila Velha

Arnaldinho Borgo mencionou articulação com proprietários de terras e empresas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito anuncia estudos para implantação de zona franca em Vila Velha
Arnaldinho anunciou estudos para implantação de zona franca em Vila Velha |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Durante o 21º Café Empresarial promovido nesta quinta-feira (20) pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), quando foram anunciadas projeções de investimentos para Vila Velha para os próximos anos e também a revitalização do Shopping Praia da Costa, o prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, disse que a cidade está prestes a iniciar estudos sobre a viabilidade de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada.

Neste caso, seria a segunda do Espírito Santo e do Brasil. A primeira, que já foi aprovada pelo governo federal é a ZPE de Aracruz, no Norte do Estado, que será gerida pela Imetame.

Leia mais sobre Economia

“Estamos articulando com proprietários de terras e empresas para que a gente possa, em breve, iniciar os estudos para analisar a viabilidade de uma ZPE”, disse o prefeito à reportagem.

Já há algum tempo, o Executivo municipal admite a intenção de ter sua própria ZPE na cidade. As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora.

Além das empresas que se instalam e produzem no local, também são facilitados no mesmo ambientes os trâmites aduaneiros e alfandegários para a destinação dos produtos ao mercado global.

A produção é destinada para a exportação, tendo garantido às empresas a isenção do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), PIS, Confis, Imposto de Importação e Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na aquisição e importação de insumos e matérias-primas.

O objetivo das ZPE´s é que contribuam para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais, sendo um motor na criação de empregos e no processo de industrialização.

Em Vila Velha, empresários da logística defendem a criação de uma ZPE, já que a cidade possui quantidade relevante de terrenos para que seja construída, além de ser próxima a um porto.

Apesar de ter falado da intenção em começar os estudos, o prefeito não chegou a informar datas para que isso de fato ocorra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: