X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Petrobras anuncia retomada de investimentos no ES

De acordo com a empresa, previsão de aumento na produção de gás e petróleo nos próximos anos é de 80% no Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Petrobras anuncia retomada de investimentos no ES
Modelo FPSO igual ao Maria Quitéria que está sendo fabricado no Estado, com produção de 275 mil barris/dia |  Foto: Divulgação

O Espírito Santo está novamente no radar dos investimentos voltados para a produção de petróleo e gás para os próximos anos.

Em agenda com o governo do Estado, no Rio de Janeiro, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, falou sobre investimentos estimados.

Com a previsão de iniciar a operação da nova plataforma, a FPSO Maria Quitéria, além de outros projetos, a expectativa é que a produção no Espírito Santo passe dos 155 mil barris por dia, em 2022, para 275 mil barris/dia em 2026.

Leia mais

Plataforma de petróleo no ES vai abrir 2.500 vagas de emprego

Salários de até R$ 5 mil para jovens talentos em empresas

Os investimentos da petrolífera foram apresentados durante reunião entre Jean Paul, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço, no último dia 02.

Ao final, o presidente da Petrobras destacou que além da nova plataforma, ainda há outras novidades para a região.

“Vamos juntos trabalhar em projetos importantes, inclusive em novas fronteiras, como a descarbonização, com a injeção e armazenamento de carbono. Estamos investigando essa possibilidade no campo de Jubarte, para limpar a nossa atmosfera.”

E completou: “Temos ainda pela frente pré-sal, gás natural, biocombustíveis, injeção de carbono. Muita coisa para fazer ainda”.

Para o governador, a conversa foi positiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer os investimentos que a Petrobras pode realizar no Espírito Santo. O setor de petróleo e gás natural é a principal atividade econômica do Estado”, afirmou.

Ricardo Ferraço ressaltou que a Petrobras é uma empresa estratégica para o Estado. “Durante a reunião, nos foi apresentado o plano de negócios da empresa de 2023 a 2026.Nele, mostra que em 2022 tivemos produção de 155 mil barris de petróleo/dia. Para 2023, está prevista a ampliação 174 mil barris/dia e, para 2024, 205 mil.”

Para 2026, segundo Ferraço, o plano de negócios prevê ampliação para 275 mil barris por dia. “Isso significa dizer que vamos ter uma produção a mais de 80% nos próximos anos no Estado.”

Ferraço ainda destacou a previsão de aumento também na produção de gás no Espírito Santo, passando dos atuais 2,9 milhões metros cúbicos/dia, para chegar 6 milhões/dia.


Saiba mais


Encontro

> O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço, participaram no último dia 02 de uma reunião na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

> Durante o encontro, foram apresentados pela petrolífera os investimentos para o Espírito Santo no seu planos de negócios para 2023- 2026. Na reunião, estava presente o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates .

> O governador ainda apresentou à empresa pedidos para o Estado.

Nova plataforma

> Entre os investimentos previstos para o Estado, está a nova plataforma Maria Quitéria, prevista para iniciar operações em 2024, no Projeto Integrado Parque das Baleias.

> O navio-plataforma terá capacidade de processamento de 100 mil barris de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Aumento da produção

PETRÓLEO NO ESTADO

> Segundo plano de negócios para os próximos anos, a produção de petróleo deve dobrar nos próximos anos:

GÁS

> A expectativa é sair de uma produção atual de 2,9 milhões metros cúbicos/dia, para chegar 6 milhões nos próximos anos.

Pedidos

1-  Fábrica de Fertilizantes

> O vice-governador Ricardo Ferraço revelou que uma das agendas levadas até o presidente da Petrobras na última quinta-feira foi a proposta para que a empresa revisite o projeto da fábrica de fertilizantes para Linhares.

> Segundo Ferraço, a produção de amônia e ureia –subprodutos do gás – já esteve no plano de negócios da Petrobras, mas saiu do foco nos últimos anos.

> Para o governo do Estado, seria um importante projeto para gerar valor agregado à produção de gás. Além disso, destacou que seria importante para o País, já que o setor do agronegócio precisa importar fertilizante.

> Ferraço salientou também que o presidente da Petrobras se mostrou aberto a uma reavaliação do projeto.

2 - Desinvestimento

> Outro pedido feito ao presidente da Petrobras foi da manutenção do processo de desinvestimento no chamado Polo Norte-Capixaba, que tem fazendas em que a Petrobras não teve mais interesse em explorar petróleo em terra, por ter produção mais baixa que no mar.

> Ferraço destacou, no entanto, que empresas menores têm interesse nesses campos, por isso seria importante que a Petrobras consolide o processo de desinvestimentos e de privatização dos poços da empresa em terra.

> Isso deve permitir que empresas privadas gerem também riqueza e oportunidades.

> O presidente da Petrobras, segundo o vice-governador, garantiu que será feita uma avaliação cuidadosa sobre o tema.

Fonte : vice-governador Ricardo Ferraço e governo do Estado

Leia mais

Destaque na produção de petróleo e gás em nível nacional

Imposto sobre exportação de petróleo é para fechar as contas, diz secretário

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: