Destaque na produção de petróleo e gás em nível nacional
Artigo publicado no jornal A Tribuna
Escute essa reportagem
Situado próximo a grandes centros consumidores e com uma estrutura logística conectada com o mundo, o Espírito Santo se destaca na produção de petróleo e gás em nível nacional.
Além disso, apresenta atributos locacionais e condicionantes sustentáveis que são estratégicos para a indústria do petróleo e especialmente para a Petrobras.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Espírito Santo se caracteriza como o terceiro maior produtor de petróleo entre os estados brasileiros, sendo superado somente pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.
O Espírito Santo possui potencial para expandir tal produção, bem como conta com uma estrutura logística, sobretudo portuária, que favorece a atividade do segmento industrial aqui analisado.
O território capixaba também integra a rede nacional de gasodutos da Petrobras.
Na última década, foi agregada à base industrial do Estado a capacidade e as tecnologias sofisticadas para a produção de embarcações, plataformas e infraestrutura naval para a indústria do petróleo por meio do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA).
O Espírito Santo foi o primeiro estado brasileiro a criar em 2019 um fundo soberano com a finalidade de garantir uma governança e gestão responsável e de longo prazo sobre as receitas provenientes da exploração dos recursos de petróleo e gás natural, beneficiando as presentes e futuras gerações.
Essa é mais uma condicionante que se mostra alinhada com os preceitos da tendência contemporânea das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e conectada com os valores de grandes empresas internacionais, como a Petrobras.
Considerando os atributos e condicionantes brevemente mencionados nessa análise, assim como os resultados históricos recentemente alcançados pela Petrobras, são bem promissoras as possibilidades de ampliação dos investimentos da empresa no Espírito Santo.
A indústria do petróleo e gás, de maneira geral, tem o Espírito Santo como um estado estratégico para a expansão da produção e diversificação de negócios.
PABLO LIRA é diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves e professor da UVV
Comentários