X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Petrobras anuncia 1ª plataforma com sistema totalmente elétrico no ES

Tecnologia permite maior eficiência operacional e redução de emissões de gases do efeito estufa. Empresa também estuda parque eólico offshore no ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Petrobras anuncia 1ª plataforma com sistema totalmente elétrico no ES
Modelo FPSO igual ao Maria Quitéria que está sendo fabricado no Estado |  Foto: Divulgação

A Petrobras instalará no litoral capixaba, em 2025, a primeira plataforma com sistemas totalmente eletrificados (all-eletric) de ciclo combinado no Brasil. Essa tecnologia permitirá maior eficiência operacional e redução de emissões de gases do efeito estufa.

A confirmação da data de instalação do FPSO Maria Quitéria no campo de Jubarte, no pré-sal da bacia de Campos, foi feita pela gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Eduarda Lacerda.

Leia mais notícias de Economia aqui

A executiva participou da abertura, na terça-feira (08), da MEC Show 2023, Feira da Metalmecânica e Inovação Industrial do Espírito Santo. Lacerda também destacou outros projetos da companhia previstos para o estado.

"No litoral sul do Espírito Santo, estamos estudando a implantação de um parque eólico offshore. Das cinco plataformas previstas na bacia de Campos no Plano de Negócios 2023-2027, três serão gerenciadas pela nossa unidade. Então, são vários projetos e investimentos para o presente e futuro da nossa empresa aqui no Espírito Santo. O futuro não é só produzir petróleo, não é só produzir gás. É produzir energia limpa e sustentável", afirmou a executiva.

Perto da Petrobras completar 70 anos, Lacerda ressaltou a importância do Espírito Santo na história da Petrobras, que está há 66 anos no estado.

"Nesse ano, a Petrobras completa 70 anos, e o estado sempre foi uma parte importante dessa história. Vivemos aqui - e não foi por acaso que fosse aqui - alguns dos episódios mais inovadores e marcantes de nossa história, como o primeiro poço no mar e a primeira produção no pré-sal, que neste ano chega aos 15 anos" destacou a gerente.

Na feira, o estande da empresa contará com um circuito simulando uma área operacional para demonstração do robô "Anymal D", especializado em operações de segurança.

O equipamento é capaz de realizar atividades de inspeção autônoma em áreas industriais de plataformas marítimas e refinarias, com potencial de ampliar a eficiência e a segurança das operações. Seu formato é semelhante a um "pet", com um design que lhe permite subir e descer escadas, inclusive com capacidade para desviar de obstáculos e parar caso detecte algo em suas proximidades. Este é o primeiro robô desse formato do mercado, disse a estatal em nota.

Leia mais 

“Me inspirei na minha avó e hoje exporto produtos”

Super Liquida ES aquece vendas em comércio local a partir desta quarta

800 vagas de emprego disponíveis na Serra nesta quarta-feira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: