X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Para não perder superondas, surfistas querem mudar projeto de porto no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Para não perder superondas, surfistas querem mudar projeto de porto no Estado
Cerimônia para início das obras do porto da Imetame: sugestão à empresa |  Foto: Assessoria Imetame

Um grupo de surfistas se mobilizou para sugerir à Imetame uma modificação no projeto de construção de um dos píeres do porto da empresa, em Aracruz. A justificativa é que o projeto atual pode fazer com que um dos três maiores picos de surfe do País, conhecido como Secret, deixe de existir.

A proposta dos surfistas, já apresentada à empresa, é modificar o projeto do píer, fazendo com que, após 200 metros já dentro do mar, seja feita uma nova angulação para o píer, preservando assim as ondas para a prática do surfe.

“O píer fica exatamente em cima da onda. Se ficar do jeito que está no projeto, vai acabar a onda”, prevê Alexandre Góes Batalha, surfista e sócio de uma empresa que faz estudo de impacto ambiental, em vídeo publicado em redes sociais. “E não é qualquer onda, é uma power, está entre as três melhores do Brasil. É comparável à de Pipeline [no Havaí, EUA]”, destacou.

A campanha está mobilizando surfistas de todo o País, que já publicaram vídeos reforçando o pedido de Batalha. A Imetame, em nota, diz que realizou, durante 10 anos, diversos estudos para atender legislação, meio ambiente, normas reguladoras e normas internacionais de diversos órgãos e instituições, e que o processo foi transparente e aberto ao público.

O empreendimento da Imetame na Aracruz tem investimento de R$ 1,7 bilhão, sendo um complexo de terminais privados modelado para atender vários setores produtivos e oferece terminais especializados em diversos tipos de cargas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: