Login

Atualize seus dados

Para não perder superondas, surfistas querem mudar projeto de porto no Estado

02/07/2021 16:27:05 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Para não perder superondas, surfistas querem mudar projeto de porto no Estado
Cerimônia para início das obras do porto da Imetame: sugestão à empresa Foto: Assessoria Imetame

Um grupo de surfistas se mobilizou para sugerir à Imetame uma modificação no projeto de construção de um dos píeres do porto da empresa, em Aracruz. A justificativa é que o projeto atual pode fazer com que um dos três maiores picos de surfe do País, conhecido como Secret, deixe de existir.

A proposta dos surfistas, já apresentada à empresa, é modificar o projeto do píer, fazendo com que, após 200 metros já dentro do mar, seja feita uma nova angulação para o píer, preservando assim as ondas para a prática do surfe.

“O píer fica exatamente em cima da onda. Se ficar do jeito que está no projeto, vai acabar a onda”, prevê Alexandre Góes Batalha, surfista e sócio de uma empresa que faz estudo de impacto ambiental, em vídeo publicado em redes sociais. “E não é qualquer onda, é uma power, está entre as três melhores do Brasil. É comparável à de Pipeline [no Havaí, EUA]”, destacou.

A campanha está mobilizando surfistas de todo o País, que já publicaram vídeos reforçando o pedido de Batalha. A Imetame, em nota, diz que realizou, durante 10 anos, diversos estudos para atender legislação, meio ambiente, normas reguladoras e normas internacionais de diversos órgãos e instituições, e que o processo foi transparente e aberto ao público.

O empreendimento da Imetame na Aracruz tem investimento de R$ 1,7 bilhão, sendo um complexo de terminais privados modelado para atender vários setores produtivos e oferece terminais especializados em diversos tipos de cargas.