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Economia

Internet no ES é uma das dez mais lentas no País

Velocidade da banda larga fixa oferecida no Espírito Santo é a pior da Região Sudeste e a 9ª menos rápida do País, segundo prêmio


Imagem ilustrativa da imagem Internet no ES é uma das dez mais lentas no País
A engenheira de produção e empresária Sabrina Andreatta, de 28 anos, depende da internet para o trabalho e constantemente lida com lentidão da internet, o que compromete o rendimento do serviço. Sua empresa fica na Praia da Costa, mas ela confessa que também passa sufoco em casa, em Itaparica, em Vila Velha. |  Foto: Thaiana Gomes

O Espírito Santo foi o Estado com o pior desempenho em internet fixa da região Sudeste com velocidade média de download de 143,33 Mbps e é a nona mais lenta do País.

É o que revela o Prêmio MelhorPlano.net 2024, que é divulgado anualmente pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão.

O estudo contou com 13.219.570 testes de velocidade de internet (considerando índices de download, upload e latência) registrados na plataforma do Minha Conexão de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro no Brasil.

Também foram consideradas 386.221 avaliações de satisfação coletadas em duas etapas: a primeira, durante 2023 no site do Minha Conexão após os usuários testaram a velocidade de internet; a segunda, na campanha de avaliação popular da premiação, que ocorreu entre 22 de dezembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024 no site do MelhorPlano.net.

Alexandre Martins, gerente de produto do MelhorPlano.net, explica que esse desempenho do Estado se deve a diferentes fatores.

“A qualidade da internet que chega até o usuário é influenciada tanto pela rede que o provedor oferece ao usuário quanto pela aplicação de boas práticas do consumidor em relação ao uso da internet, como tomar cuidado com a posição do roteador, e verificar se tem algo obstruindo a conexão como paredes muito grossas na frente”.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, disse que a falha na prestação de serviço de internet banda larga afeta consumidores de todo o Estado, mas que as reclamações são pouco formalizadas.

Apesar do desconforto de ficar sem o sinal da internet, geralmente o consumidor reclama de situações que afetam diretamente o seu bolso, por exemplo, no caso de uma cobrança indevida, que é a principal queixa nos Procons.

“O consumidor deve ser mais exigente com o seu direito e entender que reclamações são uma oportunidade de identificar o que não vai bem. Quanto mais reclamações, mais fortalecida será a atuação dos agentes de defesa do consumidor, tendo as empresas que se adequarem para não serem punidas”.

Ela ressalta que os consumidores podem registrar a reclamação pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site procon.es.gov.br.

O outro lado

Sem retorno

A reportagem entrou em contato com a Conexis Brasil Digital, associação que representa as principais operadoras do país, e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ontem, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Velocidade da internet

No País

173 Mbps é a média para velocidade de internet.

No Espírito Santo

143 Mbps é a média para a velocidade de internet.

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