X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Internet 5G vai abrir caminho para novos milionários

Novas funcionalidades permitidas pela web de quinta geração vão criar soluções que poderão ser exploradas pelos empreendedores locais


Ativado há menos de duas semanas na capital do Estado, a internet 5G cria um ambiente de possibilidades, inclusive para o surgimento de negócios milionários em terras capixabas.

A quinta e mais nova geração de internet móvel vai proporcionar uma revolução em todas as áreas da economia que dependem de internet, ofertando uma velocidade de conexão maior, com um tempo de resposta menor.

O 5G vai garantir a infraestrutura necessária para a revolução tecnológica dos próximos anos, considera o consultor de tecnologia Eduardo Pinheiro.

Desta forma, a mais recente geração de internet serve de base para novas tecnologias nascerem, acrescentou o engenheiro e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Euclides Lourenço Chuma.

Com a sua gradual ativação pelas cidades, ela cria um ecossistema de soluções que podem ser exploradas por empreendedores. “A flexibilização que ela traz, sem dúvidas vai permitir o surgimento de novas empresas e startups, inclusive que necessitarão de menores investimentos”, afirmou Euclides.

Imagem ilustrativa da imagem Internet 5G vai abrir caminho para novos milionários
|  Foto: Divulgação/Picpay

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), Luiz Henrique Barbosa, também dá como certo o surgimento de aplicações baseadas no 5G, e afirma que ideias milionárias devem sair de diversas partes do mundo, inclusive do Estado.

“Em gerações anteriores, a Apple criou o iPhone e, por consequência, os aplicativos, que mudaram a forma como vivemos hoje. Tenho certeza que com o 5G vão surgir aplicações que vão mudar a nossa realidade. São aplicações das mais diversas áreas".

São inúmeras possibilidades a serem exploradas, mas os especialistas já preveem novidades em setores como o de entregas, com delivery por drones se popularizando, e transporte, com carros autônomos trafegando tal qual os atuais transportes de aplicativo, por exemplo.

O especialista em sistemas da informação Leonardo Paulo não tem dúvidas disso porque ele vivenciou, na prática, como essas inovações tecnológicas são essenciais para empreender.

“A velocidade que a rede 5G está entregando é decisiva para o surgimento de muitas empresas, igual a minha que surgiu na rede 4G e já inovou para a rede 5G”.

Carteira digital

Referência nacional, o PicPay nasceu no Espírito Santo em 2012 e hoje está consolidado como uma das fintechs (tecnologia de inovação financeira) de maior sucesso (nas fotos maiores, a sede em Vitória).

Imagem ilustrativa da imagem Internet 5G vai abrir caminho para novos milionários
Anderson Chamon: orgulho |  Foto: Divulgação/picpay

O vice-presidente de Produtos e Tecnologia, Anderson Chamon,  contou que a empresa nasceu da ideia de fazer pagamentos pelo celular, algo incomum há 10 anos. “Nos orgulha ter criado uma empresa com o tamanho que o PicPay tem hoje fora do eixo Rio-São Paulo. Um desafio, mas que sempre nos motivou”.

Mochila com sinal de internet

Em 2020, Leonardo Paulo, que já trabalhava com eventos, viu uma  necessidade do setor e decidiu explorá-la. Ele criou a Wibag, uma mochila que oferece sinal de internet a uma área de 100 m2. 

   “É um produto capixaba que está ganhando visibilidade no Brasil. Fomos convidados a apresentar o projeto para equipe de inovação do Ministério das Comunicações e testar o 5G em Brasília. Acredito que sejamos um dos primeiros a utilizar o 5G comercialmente aqui”.


Saiba mais

Melhoria no processo de compra online

Internet 5G

 Sucessor da rede  4G,  é o novo padrão de internet para celulares e smartphones da atualidade.

Início: a quinta geração de internet móvel começou a ser implementada pelas empresas de telecomunicação em 2018.

 Evoluções

A velocidade da internet 5G é prevista para ser 20 vezes maior que a do 4G;   

já a velocidade dos downloads deve ser de até 20 gigabytes por segundo.

O tempo de conexão entre aparelhos vai ser menor. Aproximadamente 50 vezes menor que o do 4G.

Mais conexão: a tecnologia vai possibilitar até 100 vezes mais aparelhos conectados à rede ao mesmo tempo.

Pontos negativos

Com uma velocidade de internet maior, especialistas alertam que os pacotes de dados móveis serão consumidos mais rapidamente. Com isso, haverá necessidade de pacotes de dados maiores, o que irá pesar ainda mais o bolso. 

compatibilidade: para ter acesso ao sinal é necessário ter um smartphone compatível com a tecnologia, ou seja, mais recente.

Vitória

Na capital, o sinal do 5G foi ativado no último dia 22. Ele não está disponível em todas as regiões da cidade, tendo sido priorizada as regiões centrais e litorâneas da capital.

Oportunidades

Assim como foi nas gerações de internet anteriores, o 5G irá criar um ecossistema propício ao surgimento de ideias e soluções inovadoras.

Ele servirá de base para outras tecnologias e especialistas destacam áreas das quais podem sair os próximos milionários do Estado:

Imagem ilustrativa da imagem Internet 5G vai abrir caminho para novos milionários
Metaverso: novas possibilidades |  Foto: Divulgação

Metaverso; 

Internet das Coisas; 

Carros autônomos;

Agro 4.0;

Indústria 4.0;

Inteligência artificial  

Aumento nas vendas

O 5G vai melhorar  a performance das lojas virtuais. Acredita-se que não haverá mais problemas que são comuns na atualidade, como as dificuldades de carregamento de imagens, informações e problemas com métodos de pagamento. 

 Com sites com melhor performance e velocidade, o cliente terá acesso a uma melhor experiência.

Educação

o acesso à informação será mais democrático nas escolas com a efetiva implementação do 5G.

A iniciativa estava prevista entre os requisitos propostos pela Anatel durante o leilão do 5G.

Saúde

uma equipe médica poderá realizar uma cirurgia, por meio de um procedimento robótico, em um paciente situado em outra cidade ou até em outro país.

Telemedicina, que já existe atualmente, ganhará ainda mais espaço no futuro. Será cada vez mais comum ver pessoas fazendo consultas em locais inusitados, como na fila de um banco.

biotecnologia: sensores que leem seu corpo e conversam com bancos de dados em tempo real serão comuns. Eles vão medir as taxas de glicose do seu sangue, por exemplo. Havendo necessidade, uma consulta será marcada automaticamente pelos equipamentos.

 Fonte: Eduardo Pinheiro, João Paulo Chamon e Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: