X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Indústria vai ensinar profissão a vinte mil pessoas no ES

Esse é o número de vagas em cursos de graça que serão abertas ano que vem. Qualificação é palavra de ordem na Findes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Indústria vai ensinar profissão a vinte mil pessoas no ES
Paulo Baraona disse que 21 mil se matricularam de graça este ano |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Após ter disponibilizado 21 mil vagas gratuitas em cursos neste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) terá pelo menos mais 20 mil vagas gratuitas em cursos no ano que vem, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Findes).

O presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou o foco da Federação na qualificação profissional durante o evento Encontro da Indústria, realizada ontem no Le Buffet Master em Jardim Camburi, Vitória. Após ter tido 59 mil matrículas em 2024, a previsão é de que o Senai tenha mais de 60 mil matrículas no ano que vem, incluindo as vagas que serão gratuitas.

“Nosso objetivo é compensar um sério problema que temos hoje, que é a capacitação de mão de obra. É um problema recorrente relatado por empresários e estamos intensificando nossa atividade, com cursos customizados para a realidade atual de cada empresa”, afirmou.

“Nós estamos observando uma série de inovações tecnológicas, e precisamos, portanto, estar antenados para acompanhar essas novidades e mudanças tecnológicas”, completou.

Além disso, Baraona citou que o Serviço Social da Indústria (Sesi) teve dez mil alunos neste ano, terá 11 mil matrículas ano que vem e em torno de 12 mil em 2026. “Educação é a única forma de termos uma sociedade mais desenvolvida e com menos desigualdade. Tanto no caso do Sesi quanto do Senai, estamos com um olhar não só para a capital, mas também para o interior”, afirmou.

O período de inscrições para os cursos gratuitos ainda será anunciado posteriormente, mas a realização das inscrições será por meio do site https://loja.senaies.com.br.

Durante o evento, personalidades que contribuíram para o de senvolvimento da indústria do Espírito Santo e do País foram homenageadas: o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES) Diego Freitas Receputi recebeu a medalha do mérito sindical; Agostinho Miranda Rocha recebeu a medalha do mérito empreendedor; a ex-presidente da Findes e vice-prefeita eleita de Vitória Cris Samorini recebeu a medalha do mérito industrial da Findes; e o CEO da Suzano Walter Schalka recebeu a medalha do mérito industrial da CNI.

SAIBA MAIS

Homenagens em evento da Findes

Vagas

Após ter tido 59 mil matrículas em 2024, a previsão é de que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tenha mais de 60 mil matrículas no ano que vem, incluindo as vagas que serão gratuitas, segundo informou a Findes à reportagem.

Neste ano, foram 21 mil vagas gratuitas, e no ano que vem serão mais de 20 mil.

As inscrições ainda serão divulgadas de forma oficial, com detalhamento de vagas e cursos. O site para se inscrever será o https://loja.senaies.com.br.

Além disso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) teve dez mil alunos neste ano, terá 11 mil matrículas ano que vem e em torno de 12 mil em 2026.

Homenagens

Durante o evento “Encontro da Indústria”, realizado ontem no Le Buffet Master Jardim Camburi, em Vitória, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da indústria do Espírito Santo e do País foram homenageadas.

O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES) Diego Freitas Receputi recebeu a medalha do mérito sindical;

O Presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) Agostinho Miranda Rocha recebeu a medalha do mérito empreendedor;

A ex-presidente da Findes e vice-prefeita eleita de Vitória Cris Samorini recebeu a medalha do mérito industrial da Findes.

E o CEO da Suzano Walter Schalka recebeu a medalha do mérito industrial da CNI.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: