X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Fundada no Estado, rede Hortifruti é comprada pela Americanas por R$ 2,1 bilhões


A Americanas adquiriu por R$ 2,1 bilhões a Hortifruti Natural da Terra, considerada a maior rede varejista de frutas, legumes e verduras do país.

A conclusão da operação depende de autorização prévia do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Capixaba e fundada em 1989, a Natural da Terra tem 73 lojas em quatro estados -São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nos últimos 12 meses terminados em junho, a empresa teve receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem Ebtida de 12%.

Imagem ilustrativa da imagem Fundada no Estado, rede Hortifruti é comprada pela Americanas por R$ 2,1 bilhões
Fundada no Estado, Hortifruti é considerada a maior rede varejista de frutas, legumes e verduras do país |  Foto: Acervo A Tribuna (28/11/2012)

Em comunicado, Miguel Gutierrez, presidente da Americanas, afirmou que a aquisição é uma estratégia para tornar a marca mais relevante no cotidiano dos consumidores, aumentar a base de clientes ativos e a frequência de compras. As vendas online da Natural da Terra representam 16% do total.

"Foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação online da Americanas Mercado. Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros)", disse a empresa.

Clientes da Natural da Terra Hortifruti compram em média 34 vezes ao ano e têm gasto mensal médio de R$ 125. As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede, do campo para as lojas em 24 horas.

A empresa tem cerca de 7.000 empregados e recebe cerca de 2 milhões de consumidores por mês. A marca tem lojas físicas e também opera por plataformas digitais, atendendo em até duas horas nas cidades em que está presente.

"Estou convicto que a Americanas S.A. ajudará a Hortifruti Natural da Terra a acelerar seu crescimento, expandindo nossa presença nacionalmente e alavancando recursos, tecnologias e conhecimento", afirmou Thiago Picolo, presidente da Natural da Terra, em comunicado.
A Americanas, fundada em 1929, se fundiu com a B2W em junho.

A B2W opera os comércios eletrônicos Americanas.com, Submarino e Shoptime -além de ter uma relevante operação digital de pagamentos, a Ame. Ela passou a comandar a empresa resultante da fusão, cujo nome ficou americanas s.a. (com o a minúsculo).


Raio-X


Americanas s.a.

  • R$ 5,2 bilhões receita líquida (primeiro trimestre de 2021)
  • R$ 163 milhões de prejuízo líquido
  • R$ 461,5 milhões de Ebtida
  • 34 mil funcionários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: