Fecomércio-ES é contra o fim da “taxa das blusinhas”
Entidade afirma que retirada da cobrança pode ampliar concorrência desigual e afetar empresas brasileiras
Siga o Tribuna Online no Google
A Fecomércio-ES se posicionou contra a suspensão da alíquota de 20% sobre produtos importados de até US$ 50 (cerca de R$ 250), anunciada pelo governo federal por medida provisória.
A entidade afirma que a cobrança vinculada ao programa Remessa Conforme, conhecida como “taxa das blusinhas”, representa um mecanismo mínimo de equilíbrio competitivo para empresas brasileiras.
Segundo o presidente da federação, Idalberto Moro, a retirada da tributação pode ampliar distorções no mercado e afetar diretamente o comércio nacional.
A entidade argumenta que o Estado corre risco de aumentar a dependência externa e fragilizar cadeias produtivas locais caso o debate sobre importações considere apenas os efeitos imediatos sobre o consumo.
A Fecomércio-ES, que representa mais de 450 mil empresas capixabas, defende que o Congresso avalie a devolução da medida provisória para permitir discussão mais ampla sobre os impactos econômicos da mudança.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários