Login

Atualize seus dados

Economia

Estado divulga calendário de pagamento do IPVA 2022

Vencimento da cota única ou primeira parcela para veículos leves será em abril de 2022

25/11/2021 10:41:19 min. de leitura

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (25) o calendário anual de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. O calendário, elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), aponta que o vencimento da cota única ou a primeira parcela para veículos leves será em abril de 2022, independente do final da placa.

Já o calendário de vencimento do IPVA para veículos pesados vai começar no mês de março (placas com final 1 ou 2). O decreto nº 5.016-R, com o detalhamento das datas, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta.

Quem fizer o pagamento do imposto em cota única, até a data do vencimento, terá um desconto de 5%. O contribuinte também poderá optar pelo parcelamento, sendo quatro vezes para veículos leves e duas vezes para veículos pesados.

O calendário, no entanto, não traz um período no segundo semestre para pagamento do imposto sem juros e multas, como aconteceu em 2021, por conta da pandemia.

No próximo mês, o Estado deve informar qual será o valor pago de IPVA por cada veículo. Os boletos para pagamento estarão disponíveis, pela internet, a partir de janeiro de 2022. Assim como nos últimos anos, não haverá envio para a residência dos contribuintes.

Imagem ilustrativa da imagem Estado divulga calendário de pagamento do IPVA 2022
Foto: Divulgação / Sefaz