X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Desenvolvimento econômico: a expansão industrial na região Norte do ES

Empresas fabricam de alimentos e móveis a aviões. Possibilidade de oferecer incentivos fiscais é um dos fatores que favorecem cidades

foto autor
Gustavo Andrade, do jornal A Tribuna
19/03/2025 - 8:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desenvolvimento econômico: a expansão industrial na região Norte do ES
Sling High Wing modelo de avião que começará a ser fabricado em junho pela montadora, em Jaguaré |  Foto: Divulgação/Sling Aircraft Brasil

A produção industrial na região Norte do Espírito Santo tem se diversificado cada vez mais, numa evolução que vai de móveis a aviões.

Municípios a exemplo de Linhares, Aracruz, Sooretama, São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra têm buscando ampliar a gama de segmentos da indústria e atrair novos empreendimentos, com ajuda de incentivos fiscais do governo do Estado, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e dos próprios municípios.

Há produção, por exemplo, moveleira, alimentos, máquinas agrícolas, transportes e logística, fertilizantes e adubos, fogões e churrasqueiras, lanchas e outras pequenas embarcações, aviões e torres de energia.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, explicou que o governo estadual tem trabalhado para consolidar o Estado como um dos principais polos de atração de investimentos no País, impulsionando a diversificação da indústria e fortalecendo a economia capixaba.

“Os incentivos fiscais do Invest-ES e os benefícios da Sudene para 31 municípios capixabas ampliam as oportunidades para investidores, tornando o Espírito Santo um ambiente seguro e competitivo para negócios”, afirmou Vidigal.

Em Jaguaré, funciona uma fábrica de aviões que já produz 10 aeronaves por ano. Com a expansão que está sendo feita, o objetivo é produzir 16 aeronaves anualmente, segundo José Braz Nali, diretor-geral da montadora. A área, de 112 mil metros quadrados, possui um aeródromo próprio, além de área de testes e de montagem, e uma pista para pousos e decolagens.

O prefeito Marcos Guerra destacou que a Sling Aircraft é exemplo de que Jaguaré tem forte potencial para o desenvolvimento da atividade industrial.

“Já somos destaque na produção agrícola, como café e pimenta-do-reino. E agora começamos a avançar também na industrialização, com a parceria do governo do Estado”, disse.

Também em Jaguaré, uma das mais tradicionais e importantes indústrias do Polo Moveleiro de Linhares, a ACP Móveis, vai implantar uma nova fábrica e criar pelo menos 300 novos empregos diretos na região.

O prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, destacou o Polo Industrial e disse que a prefeitura segue empenhada em atrair investimentos e garantir todas as condições para que as empresas possam se instalar no município, resultando em renda e oportunidades para a população local.

Valor agregado e emprego e renda são os destaques

O Espírito Santo tem avançado na diversificação da sua economia, o que é positivo, já que diversificar também significa agregar valor ao que é produzido e criar mais oportunidades, empregos e renda à população, segundo Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

“A diversificação da economia que vem acontecendo no Estado não se restringe ao Norte, mas alcança todo o território capixaba. O Norte, por ser área da Sudene tem atraído mais investimentos e empresas”, afirmou.

Para Baraona, o Sul também tem buscado avanços. “Vemos isso, por exemplo, em setores tradicionais como o de rochas, que deixou de vender apenas blocos de mármore e granito e hoje comercializa chapas e outros produtos de maior valor agregado”.

Segundo ele, o fato de o Estado ter um ambiente de negócios favorável às empresas e uma boa interação entre os poderes e o setor produtivo cria mais condições de atrair novos negócios.

A diversificação industrial no Norte do Estado simboliza não apenas o fortalecimento econômico, mas a consolidação de um futuro mais promissor à população local, destacou Roninho Passos, presidente da Câmara de Linhares.

“A chegada de novas empresas não só amplia as oportunidades de emprego e renda, mas também dinamiza a cadeia produtiva local”.

OS DETALHES

Diversificação

> Há novas indústrias chegando ao Espírito Santo, incluindo a região Norte. O ambiente favorável aos negócios tem atraído investimentos em diversos setores, impulsionando a economia e a criação de empregos.

> Tem produção, por exemplo, moveleira, de café, alimentos, máquinas agrícolas, transportes e logística, fertilizantes e adubos, fogões e churrasqueiras, lanchas e outras pequenas embarcações, aviões e torres de energia.

Incentivos

> O Espírito Santo conta com 31 municípios inseridos na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o que amplia as oportunidades para empresas que desejam se instalar na região, aproveitando benefícios específicos.

> Com incentivos robustos e juridicamente seguros, como o Invest-ES, o Estado tem se consolidado como destino altamente competitivo para novos investimentos, em comparação com outras unidades da federação. Esse cenário positivo tem levado um número crescente de empresas a procurarem o governo do Estado para conhecer as possibilidades e vantagens de investir.

Aviões

> A Sling Aircraft foi inaugurada em Jaguaré, em julho de 2022. A fábrica terá capacidade para produzir até 16 aeronaves de pequeno porte por ano, do modelo sling, com a expansão que está sendo feita.

> A expansão compreende um anexo para uma segunda linha de produção, para a partir do próximo ano. Já foram investidos R$ 10 milhões para a criação da fábrica, que possui área de 112 mil metros quadrados, um aeródromo próprio, além de área de testes e de montagem, e uma pista para pousos e decolagens.

Móveis

Imagem ilustrativa da imagem Desenvolvimento econômico: a expansão industrial na região Norte do ES
Fábrica de móveis da ACP em Linhares, empresa que passará a ter uma unidade em Jaguaré |  Foto: Divulgação/ACP Móveis

> A ACP Móveis vai implantar uma nova fábrica em Jaguaré e criar pelo menos 300 novos empregos diretos na região. A empresa recebeu da prefeitura a escritura pública de doação de uma área de 91.500 metros quadrados para implantação de sua fábrica no polo industrial de Jaguaré, na localidade de Palmito, às margens da BR-101.

> O Estado detém o sexto maior polo de móveis seriados do Brasil, situado em Linhares. No município, são cerca de 200 indústrias e mais de 4 mil empregos diretos.

Lanchas e pequenas embarcações

> A Lanchas Coral Construção de Embarcações está se instalando no Polo de Sooretama. A previsão é de iniciar a produção em agosto.

Adubos e fertilizantes

> Também em Sooretama, a CAF Fertilizantes está se instalando no polo industrial, em uma área de 24 mil metros quadrados. É uma empresa especializada em fertilizantes foliares e nutrição de plantas, dedicada a oferecer soluções inovadoras e eficientes para o agronegócio.

Café

> A Café Cacique, em Linhares, que faz parte da companhia francesa Louis Dreyfus Company (LDC), conta com um espaço de 500 mil metros quadrados e produz, em média, 12 mil toneladas de café solúvel ao ano. A Cacique escolheu Linhares para instalar uma de suas fábricas pelo fato de o Espírito Santo ser o maior produtor de café conilon do Brasil.

Fonte: Governo do Estado, prefeituras dos municípios citados e empresas citadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Fábrica de móveis da ACP em Linhares, empresa que  passará a ter uma unidade em Jaguaré

ECONOMIA

Mais de 560 mil pessoas entregaram declaração do IRPF no primeiro dia

Fábrica de móveis da ACP em Linhares, empresa que  passará a ter uma unidade em Jaguaré

ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil custará R$ 27 bilhões por ano

Fábrica de móveis da ACP em Linhares, empresa que  passará a ter uma unidade em Jaguaré

ECONOMIA

Justiça decide por penhora para quitar dívida com condomínio

Fábrica de móveis da ACP em Linhares, empresa que  passará a ter uma unidade em Jaguaré

ECONOMIA

Dólar cai ao menor nível em 4 meses, a R$ 5,68, com otimismo em Brasil e China

Ícone tags Tags Aviação Desenvolvimento Regional diversificação econômica espírito santo GERAÇÃO DE EMPREGOS incentivos fiscais indústria moveleira investimentos industriais Jaguaré linhares
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM