X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cresce a procura por imóvel mobiliado

Quem mora sozinho ou não se estabilizou no local prefere pagar um pouco mais e buscar mais conforto, segundo consultores imobiliários


Imagem ilustrativa da imagem Cresce a procura por imóvel mobiliado
Apartamento mobiliado: inquilino deve assumir manutenção e cuidado com as mobílias para preservá-las |  Foto: Divulgação

A procura por imóveis já mobiliados tem crescido no Estado, tendo em vista o aumento do número de pessoas chegando em terras capixabas, seja para estudar ou trabalhar.

De acordo com o vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Gilmar Custódio, o imóvel mobiliado tem sido a preferência para quem quer alugar um apartamento no Estado, principalmente na Grande Vitória.

Além disso, as plataformas digitais de locação de imóveis têm ficado cada vez mais populares, ofertando mais oportunidades de moradia com mobílias.

“Apartamentos mobiliados atraem pela facilidade. E é característica da nossa cidade receber pessoas que vêm trabalhar aqui, então preferem alugar imóvel mobiliado para depois procurarem mudanças e comprar um imóvel”, revelou Gilmar. 

O perfil de quem procura esse tipo de imóvel, de acordo com o consultor imobiliário Filipi Maia, é de quem busca por apartamentos de um e dois quartos, geralmente mora sozinho. 

Também são exigentes com a região e infraestrutura. “Eles querem alugar próximo a estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, padarias e shoppings de fácil acesso”, observou Maia. O consultor diz que os clientes não estão dispostos a comprar os móveis e, por isso, preferem a praticidade dos imóveis que já estão equipados. 

“Isso é notório, principalmente, quando a pessoa está vindo de outro estado ou país e precisa alugar ou comprar com urgência. O custo da mobília, mesmo que somente o essencial, é alto, muitos não querem arcar com a despesa e fazer pesquisa de mercado, mas estão em busca de conforto e praticidade”, acrescentou Maia.

Por outro lado, Gilmar Custódio ressalta que alugar um imóvel já mobiliado tem algumas ressalvas que devem ser levadas em consideração, como o preço do aluguel. 

“Alugar um apartamento mobiliado é mais caro, e pode custar a quem aluga cerca de 30% a 40% a mais. Além disso, o inquilino deve assumir as responsabilidades sobre as mobílias que o apartamento ou casa têm, como manutenção e cuidados para preservar os bens”, completou Custódio.


SAIBA MAIS


Vale a pena?

  • É possível identificar para quem se torna vantajoso o aluguel de uma residência que conta já com móveis e eletrodomésticos.
  • Para quem nunca morou sozinho e possui poucos itens de mobília, por exemplo, essa é uma escolha que pode valer a pena.
  • Apartamentos já mobiliados também são uma boa opção para pessoas que buscam lugares para se acomodar em curto prazo ou que vão dividir o apartamento com um colega.
  • Sem a necessidade de levar grandes móveis ou eletros próprios para o novo lar, o morador também acaba economizando com o transporte no dia da mudança.

Desvantagens

  • Casas e apartamentos sem mobília são ideais para aqueles que visam se instalar por um longo período em um local ou já possuem muitos móveis e não gostariam de se desfazer deles.
  • Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, a locação de imóveis mobiliados exige bastante atenção do inquilino.
  • Ao devolver uma casa ou apartamento, o morador é obrigado a entregá-lo nas mesmas condições que o encontrou ao alugar, salvo desgastes naturais de uso.

Fonte: Casa Vogue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: