Compras de Natal: previsão de alta de 4% nas vendas em shoppings
Fecomércio-ES fez a estimativa. Percentual corresponde a uma movimentação de cerca de R$ 1,58 bilhão em vendas no Estado
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O clima de Natal está animado para os lojistas de shoppings e do comércio de rua do Espírito Santo.
Considerada a melhor e mais esperada data comemorativa do ano para o comércio, o Natal terá crescimento real de 4% nas vendas em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Com isso, o Natal deverá movimentar cerca de R$ 1,58 bilhão em vendas em todo o Estado. A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) também projeta crescimento de 4% nas vendas nos shoppings no período.
O capixaba deve gastar em média R$ 150 com cada presente, estima a Fecomércio-ES, um pouco menos do que em outras datas comemorativas de 2022, pois no Natal um número maior de pessoas costuma ser presenteado.
Presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Vila Velha e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Pablo Vitorazzi destaca que o período da Copa do Mundo fez com que os consumidores deixassem as compras de Natal em sua grande maioria para a última semana.
“Estamos com melhor expectativa para esses últimos dias antes do Natal. Os consumidores encontrarão boas opções de produtos e condições de pagamento. E para ser melhor atendido e ter uma boa experiência o ideal é o cliente antecipar as compras e não deixar para última hora”, destaca.
Essa última semana antes do Natal concentrará 50% do faturamento do mês, de acordo com o vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin.
“O movimento para compras natalinas no Estado foi agravado entre o fim de novembro e início de dezembro devido a dois finais de semana chuvosos e pela Copa do Mundo. Tendo tempo bom, imagino que conseguiremos colocar o crescimento mínimo de 4% nas vendas”, explica.
E completa: “Também, pós-Natal vende-se bem, de 10 a 12% do mês, pois muitos profissionais, porque trabalham muito nesta época, deixam para comprar pós-Natal, aproveitando promoções”.
Em todo o Brasil, o faturamento do Natal 2022 deverá ser de R$ 65 bilhões, representando um crescimento real de 1,2%.
Roupas e cosméticos na lista dos mais procurados
Os segmentos de vestuário, calçados, cosméticos e acessórios de verão devem concentrar a maior parte das compras, representando 44% do faturamento, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Em segundo lugar vem o segmento de hiper e supermercados, com 37%. As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito, seguido pelo Pix.
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O economista Ricardo Paixão destaca que é importante se planejar para as compras de fim de ano, para não se endividar demais.
É preciso pesquisar e comparar os preços, e também não deixar todas as compras para última hora.
O ideal é ir as compras com antecedência e verificar as informações do produto.
“O comércio em geral fica bem aquecido para as compras de presentes e lembranças. Supermercados também pelas compras da ceia de Natal. E nesses momentos, esses produtos não estão em promoções, principalmente os de período sazonal”, conta o economista.
Além disso, Ricardo Paixão diz quem em casos de presentes para um parente podem juntar com outros familiares e dividir o valor.
“Por exemplo, se for presentear um sobrinho ou afiliado que quer um videogame, divida o valor com outros familiares e compre o presente. Todos contribuem e fica um valor razoável”, explica. Outra situação para evitar muitas dívidas é não participar de muitos amigos secreto. “Cada presente que for comprar são despesas a mais”.
Saiba mais
Dicas para as compras
Na hora da compra, pesquise em vários locais os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista.
Todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada.
O lojista deve exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento.
Na compra de produtos em promoção, o consumidor tem seu direito garantido. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na liquidação não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito à reparação ou à restituição do valor pago.
Trocas de produtos
As lojas físicas não são obrigadas a trocar um produto que não apresente defeito. Em compras on-line, o prazo é de sete dias, mesmo que o produto não apresente defeito.
Antes de concluir a compra, o consumidor deverá se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la.
Se a loja aceita trocas, não poderá estabelecer restrições quanto aos dias e horários.
Fonte: Ricardo Paixão, Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Procon-ES.
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