Chineses estudam a construção de duas fábricas no ES
Grupo asiático com mais de 10 indústrias tem interesse no Norte capixaba
Escute essa reportagem
Empresas do grupo RuiYuan Holdings Group Co, sediado em Qingdao, no leste da China, querem construir duas fábricas em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Uma para a produção de drones com inteligência artificial embarcada e longo alcance e outra para máquinas agrícolas de alta tecnologia.
No domingo (21), desembarcaram no Estado três diretores representantes da empresa. Eles se dirigiram para São Mateus, para conhecer o Complexo de Saúde Norte que está em construção e os distritos industriais do município.
Os negócios da holding envolvem mais de 10 indústrias. Entre as áreas de atuação estão engenharia portuária e construção de habitação, engenharia de grande escala de conservação de água e energia hidrelétrica.
Duas empresas da holding pretendem investir no Espírito Santo: a Jotec, especializada em máquinas agrícolas e a Rui Zhi Flying, que produz drones para uso em diversas áreas.
A escolha de São Mateus é pelos diversos incentivos fiscais oferecidos e por estar na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Governo do Estado vai acompanhar a visita e informou que considera estratégica a atração desse tipo de empresa.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), os atrativos de competitividade promovidos e disponibilizados pelo Governo do Estado serão reforçados no encontro.
A empresa emprega 9.200 colaboradores. A expectativa é de que se os investimentos no estado forem confirmados seja criadas pelo menos 600 oportunidades de emprego na construção e outras 600 na operação.
Um grupo de empresários do Estado afirmou que a indicação para o investimento no Espírito Santo foi feita pelo ex-embaixador da Argentina na China, Sabino Vaca Narvaja, que se tornou amigo pessoal do presidente chinês, Xi Jinping.
Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, que este ano completa 50 anos de relações diplomáticas. O presidente chinês Xi Jinping confirmou a vinda ao Brasil em novembro deste ano para a Cúpula dos Chefes de Estado do G20, no Rio de Janeiro, conforme o vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB).
Saiba mais
Interesse no Estado
Empresas do grupo RuiYuan Holdings Group Co, sediado em Qingdao, no leste da China, querem construir duas fábricas em São Mateus: uma para a produção de drones com inteligência artificial embarcada e longo alcance e outra para máquinas agrícolas de alta tecnologia.
Agenda
Três diretores chineses chegaram no domingo (21), por volta das 18h50. Na segunda-feira (22), 9 horas, eles tiveram agenda em São Mateus. Lá conheceram o Complexo de Saúde Norte que está em construção e os distritos industriais do município. O Governo do Estado acompanhou a visita.
A escolha de São Mateus é pelos diversos incentivos fiscais oferecidos e por estar na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)
Fonte: empresários e Governo do Estado
Comentários