X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Bancos explicam a aposentados como pegar empréstimo com limite maior

| 20/10/2020 13:37 h | Atualizado em 20/10/2020, 13:48

Dinheiro na mão: os juros em uma SEP são menores do que as operações tradicionais
Dinheiro na mão: os juros em uma SEP são menores do que as operações tradicionais |  Foto: Divulgação
A nova margem de crédito para empréstimo consignado destinado a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está valendo, e para quem tem dúvidas de como proceder, os bancos mostram como solicitar o empréstimo com o novo limite de 35% do valor do benefício do segurado.

Os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banestes, Bradesco, Itaú e Santander informaram que o cliente que desejar obter o empréstimo pode solicitá-lo indo pessoalmente à agência e tratar com o gerente, portando RG, CPF, um comprovante de residência e o contracheque ou número de beneficiário do INSS.

O número do benefício é necessário para comprovar o vínculo com empresa ou organização que tenham convênio com os bancos.

Será preciso informar a conta para receber o valor, que deve ter como titularidade a mesma pessoa que contratar o consignado. Não é preciso ser correntista do banco escolhido para obter o empréstimo.

Na Caixa, Bradesco e Itaú é possível realizar o procedimento em caixas eletrônicos. Mas para quem desejar evitar filas e aglomerações, a Caixa, o Banco do Brasil, o Bradesco e o Itaú também realizam o procedimento de forma virtual, em seus sites ou aplicativos para celular.

É possível realizar mais de um empréstimo consignado em diferentes instituições financeiras, mas a soma deles não deve ultrapassar o valor de 35% do salário líquido do solicitante.

Cuidados

Jorge Eloy prevê que 50 mil empreendedores no Estado vão conseguir o empréstimo na nova modalidade
Jorge Eloy prevê que 50 mil empreendedores no Estado vão conseguir o empréstimo na nova modalidade |  Foto: Divulgação
O presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Representantes dos Bancos do Estado (Arbes), Jorge Eloy Domingues, alerta os aposentados sobre os possíveis golpes e fraudes relacionados ao financiamento.

“Os segurados não devem confiar quando alguém mandar mensagem dizendo que representa um banco e oferecendo o empréstimo. O ideal é o próprio aposentado buscar o banco para realizar a transação financeira e ignorar essas mensagens”.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou em nota que seu Sistema de Autorregulação do Consignado já aplicou 122 punições a correspondentes bancários em razão de reclamações de consumidores sobre ofertas irregulares. Destes, 45 foram suspensos.


O QUE FAZER


Consignado

  • Crédito consignado é um empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do beneficiário.
  • O governo aumentou de 30% para 35% o percentual do benefício do INSS que pode ser utilizado para pagamento de parcelas deste crédito.
  • Outros 5% continuam válidos para pagamento do cartão consignado, que tem limite estabelecido conforme o valor do benefício.
  • Os beneficiários terão ainda 90 dias de carência para começar a pagar, ou o mesmo período para o início do pagamento, em caso de reparcelamento. As medidas são válidas até o dia 31 de dezembro.

Agências presenciais

  • Caixa, Banco do Brasil, Banestes, Bradesco, Itaú e Santander informaram que, para solicitar um consignado, basta ir em qualquer agência e falar com um dos gerentes sobre o assunto, portando RG, CPF, comprovante de residência e o contracheque ou número de beneficiário do INSS.
  • O número do benefício é necessário para comprovar vínculo com alguma empresa ou organização que tenha convênio com bancos que ofereçam o consignado. Nos casos de Banestes e Santander, essa é a única opção.
  • Abaixo, mais informações dos bancos que dão outras opções, além da forma presencial.

Caixa Econômica Federal

  • Além da via presencial, a Caixa oferece diversos canais digitais para a contratação ou renovação do empréstimo consignado.
  • Uma delas é a plataforma Agora SIM (www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/taxasreduzidas/Paginas/default.aspx), válido para quem já possui conta na Caixa.
  • Outra opção para quem já é cliente ou já possui contrato em andamento e quer renovar, é fazer o empréstimo pelo internet banking (internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/#%21nb/login) ou em qualquer terminal de autoatendimento.
  • É ainda possível fazer com um correspondente Caixa Aqui Negocial.

Banco do Brasil

  • O beneficiário do INSS pode fazer a contratação diretamente no aplicativo BB para celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência, caso deseje.
  • Mais informações e um tutorial em vídeo com o passo a passo para a contratação estão no site bb.com.br/consignado.

Bradesco

  • Apenas quem for correntista do banco tem a opção de realizar o financiamento pelo aplicativo Bradesco Celular, pelo internet banking (banco.bradesco/html/classic/canais-digitais/internet-banking/index.shtm) nas máquinas de autoatendimento do Bradesco e do Banco24horas, Bradesco Expresso e pelo Fone Fácil (4002-0022).


Itaú

  • É possível realizar a solicitação do empréstimo por meio do aplicativo do Itaú no celular, internet banking (www.itau.com.br), em caixas eletrônicos ou através de correspondente.
Fonte: Bancos citados.

Governo cria força-tarefa para combater fraudes

Em meio ao crescimento explosivo das reclamações, os ministérios da Economia e da Justiça decidiram criar uma força-tarefa para combater fraudes e abusos nas operações de crédito consignado.

Entre as medidas previstas estão a criação de um sistema de bloqueio de ligações, que ficará à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas, e base de dados para monitorar as reclamações recebidas em razão da oferta inadequada do produto e ações voltadas para a transparência e combate ao assédio comercial.

Entre janeiro e julho deste ano, foram registradas na plataforma do governo 40.663 reclamações relacionadas ao consignado. O número é 127% maior do que o registrado em todo o ano de 2019, segundo levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).


ANÁLISE

"Empréstimo deve ser planejado"

Ricardo Paixão: troca aos poucos
Ricardo Paixão: troca aos poucos |  Foto: Divulgação
“É essencial que os segurados do INSS tomem cuidado com as informações que recebem na internet, porque algumas pessoas se aproveitam da ingenuidade desses segurados para roubar os dados deles.

Quem quiser realizar os empréstimos deve ir aos canais dos bancos ou diretamente às agências. Idosos devem buscar auxílio de pessoas de confiança para evitar de cometer erros ou fazerem um empréstimo sem necessidade.

Esse empréstimo deve ser planejado, não feito de qualquer jeito só porque está disponível, porque caso contrário, pode resultar em um endividamento”.

Ricardo Paixão, economista


Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS