Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

As profissões que mais tiveram recuperação de empregos

Vendedor, auxiliar de escritório e faxineiro lideraram contratações nos 52.377 postos de trabalho abertos no Estado no ano passado

Simony Giuberti, do jornal A Tribuna | 02/02/2022 16:24 h

Foram 3.617 contratações de vendedor de comércio varejista no Estado, em 2021
Foram 3.617 contratações de vendedor de comércio varejista no Estado, em 2021 |  Foto: Pixabay
 

Após um período de forte crise econômica, provocada pela pandemia, diversos setores da economia estão apresentando sinais de reação desde o ano passado. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou a lista das profissões que mais tiveram vagas preenchidas em todo o ano de 2021.

São cargos do comércio, indústria, serviços, construção civil e agricultura. Ao todo, 52.377 postos de trabalho foram recuperados no Estado ao longo dos meses. No setor de serviço, que foi o que mais empregou, foram 22.459 vagas.

Dentre as profissões que mais empregaram, destacam-se vendedor de comércio varejista (3.617), auxiliar de escritório (3.272), faxineiro (3.256 ), assistente administrativo (2.241), alimentador de linha de produção (2.336) e motorista de caminhão (1.822).

José Carlos Bergamin, diretor da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) comentou sobre a quantidade de vagas criadas.

“Não só os varejistas, mas os lojistas também empregaram muito no final de ano. Contrataram  temporários, e 22% dos profissionais foram retidos, sendo que normalmente são 15%. Até mesmo pelos afastamentos que estão acontecendo por causa da covid-19.”

O setor industrial foi o terceiro que mais recuperou postos, segundo o Caged. Foram 9.128 nas mais variadas profissões, como mecânico de manutenção de máquinas.

Fernando Otávio Campos, presidente do Conselho das Relações do Trabalho (Consurt) da Federação das Indústrias do Estado (Findes) falou sobre o saldo do setor durante o ano passado.

“A indústria teve uma criação de emprego mais real pois não perdeu tantas vagas assim. Já o setor de serviços perdeu mais empregos na pandemia, então eles passaram por um processo de recuperação.”

Já a área da construção civil recuperou 4.624 empregos em 2021. 

“Nossa expectativa é de que neste ano o crescimento seja sustentado pelas obras que já estão contratadas e, especialmente, pelo incremento nos investimentos públicos e privados em infraestrutura, principalmente em programas de logística e transporte”, afirmou Paulo Baraona, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES).

Serra no topo da lista em postos de trabalho

Além da lista com as profissões que mais recuperaram postos de trabalho em 2021, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também mostrou os municípios capixabas que mais tiveram saldo positivo das vagas.

O município da Serra foi o campeão. Foram 9.499 empregos recuperados entre janeiro e dezembro do ano passado. O setor que mais criou estas vagas foi o de serviços, com 4.271. Este setor foi um dos que mais sofreu durante a pandemia e começou a se recuperar.

“Desde domésticas, cuidados especiais, unhas, todos foram reabrindo e retomando. A parte de academia empregou muita gente e voltou a funcionar bem. Na reta final de 2021 os eventos também começaram a funcionar melhor, assim como a hotelaria”, destacou José Carlos Bergamin, diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

O segundo município que mais recuperou postos foi Vitória, com 7.281. O setor de serviços também se destacou na capital (4.858). Vila Velha ficou na terceira colocação, com 5.930 empregos recuperados. Já Cariacica ocupou a quarta posição da lista, recuperando um total de 3.617 empregos em 2021.

Fernando Otávio Campos, da Federação das Indústrias do Estado (Findes) afirmou estar otimista para 2022. 

“Temos uma boa expectativa e estamos aguardando que as reformas necessárias sejam feitas”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS