Área de meio milhão de metros quadrados no Norte do ES vai a leilão
Superterreno fica em Aracruz, tem valor de referência acima de 32 milhões de reais e deve ser transformado em um polo empresarial

Uma área de mais de meio milhão de metros quadrados, próxima à Barra do Riacho, em Aracruz, vai a leilão em outubro como projeto para a implantação de um novo polo industrial e de serviços.
A concorrência será na modalidade de maior lance, com o valor de referência do terreno estabelecido em R$ 32.163.824,56 — ou seja, pode ser abaixo, alcançar ou superar esse valor. O intervalo mínimo é de R$ 10 mil, o que significa que cada lance deve superar o anterior em pelo menos esta quantia.
A previsão é que grandes complexos logísticos ou de empresas que prestam serviços para o Porto da Imetame, que está em construção, sejam atraídos para o terreno.
A área terá a posse transferida à iniciativa privada — empresa ou pessoa física —, mas com a obrigação em edital de que o uso de espaço seja para as atividades destinadas pelo Poder Público.
O terreno está inserido na região denominada como ParkLog/ES, o parque logístico industrial instituído pelo governo do Estado como uma zona de fomento a atividades que darão suporte ou serão beneficiadas pela operação dos portos existentes e em construção.
Cerca de 10 a 15 empresas são recebidas por mês pela prefeitura para visitar áreas e planejar investimentos no município, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, Eduardo Ramos.
“Tudo isso está sendo pensado de forma bem estruturada para que, na medida em que estruturamos o território e otimizamos o uso do solo com projetos como o Parklog, criamos um ambiente altamente atrativo e sustentável para negócios que desejam prosperar e gerar impacto positivo”, diz.
Além dos portos, a proximidade com indústrias instaladas em Aracruz pode potencializar a atração de segmentos da cadeia de suprimentos ou de serviços para o futuro novo polo. Ramos cita as operações da Suzano e da Adufértil.
A expansão da Estel, que fabrica de máquinas e equipamentos de uso industrial específico, e da Imetame Metalmecânica, que produz peças e equipamentos para indústrias, também atuam como oportunidades para novas empresas, pontua o subsecretário. “Eles estão se expandindo pela crescente demanda por serviços”.
Saiba mais
Próxima à ES-010, na Barra do Riacho
Leilão
O certame prevê a alienação de 549.997 metros quadrados, destinada exclusivamente ao desenvolvimento e à implementação de atividades empresariais.
Com o leilão, o município afirma que busca fomentar a instalação de novos empreendimentos, fortalecer a economia local e ampliar a criação de emprego e renda para a população.
A área fica no zoneamento empresarial da Rodovia ES-010, em Barra do Riacho, a cerca de dois quilômetros de Portocel e quatro quilômetros do Porto da Imetame.
As propostas serão recebidas até o dia 15 de outubro, às 8h30. Os lances acontecerão posteriormente, das 9 horas às 12 horas.
O edital pode ser conferido no site da Prefeitura de Aracruz, em “www.aracruz.es.gov.br/licitacao”
Indústrias
A perspectiva é que grandes complexos logísticos ou complexos de empresas que prestam serviços para o Porto da Imetame, como metalúrgicas e fornecedores de materiais e insumos, se instalem no local.
A proximidade com indústrias instaladas em Aracruz, como Suzano e da Adufértil, também deve estimular a atração de investimento no local, pontua o subsecretário de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários