Ampliação da Weg em Linhares vai abrir 173 vagas de emprego
Multinacional produzirá em Linhares fios para aumentar fabricação de motores elétricos de eletrodomésticos, como geladeira e ventilador
Escute essa reportagem

Originária de Santa Catarina, a multinacional Weg detalhou na terça-feira (12) o investimento de R$ 160 milhões para ampliar sua fábrica em Linhares, com a produção de fios elétricos condutores voltados para eletrodomésticos como geladeiras, ventiladores, irrigadores e portões elétricos.
A empresa vai precisar ampliar o quadro, abrindo 173 empregos. O anúncio oficial foi feito na terça no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço.
A linha de produção será construída em uma área próxima à atual planta. O início das operações está previsto para 2027. Além dos empregos na operação, serão 97 vagas para a fase de obras.
No caso dos empregos diretos, a empresa irá contratar para funções como a de engenheiro eletricista e engenheiro mecânico, disse o gerente-geral da planta em Linhares e em Manaus, Eduardo Hummes.

Indagado sobre salário, o executivo respondeu que “é muito amplo”: “Tem uma faixa gigante lá. Mas (são) principalmente cargos de nível técnico, engenharia”, disse, ao lado de Ricardo Cordeiro, gerente de tributação da Weg.
Com operações industriais em 17 países e presença comercial em mais de 135 nações, a empresa é a principal fabricantes de motores e geradores do País. No Estado, ela fabrica 50 mil motores elétricos por dia, para o mercado interno.
Os planos de expansão da Weg no Estado vêm na esteira dos esforços do governo, em parceria com as prefeituras, para estimular o desenvolvimento em diferentes áreas.
O mercado imobiliário, inclusive, está em diálogo com a prefeitura de Linhares para a construção de novos complexos residenciais visando o aumento populacional para a operação de fábricas e outros empreendimentos.
“Cobre Engenharia, Soma, entre outros, já estão projetando novas áreas de interesse social para unidades habitacionais de baixo custo voltadas para a indústria, nessa zona do Parque Industrial, da região de Bebedouro e Rio Quartel”, afirma o prefeito Lucas Scaramussa.
Essas áreas são onde está o maior glomerado de indústrias de médio e grande portes, diz o prefeito. O investimento será subsidiado pelo Invest-ES, programa de incentivo fiscal.
Saiba mais
Novo trevo na BR-101
O projeto de expansão contempla, principalmente, a construção de um novo prédio industrial e a aquisição de equipamentos de última geração para a fabricação de fios, etapa essencial no processo produtivo de motores elétricos.
A nova estrutura tem início de operação previsto para 2027, com um plano de crescimento gradual da capacidade de produção de fios, alinhado à expansão projetada para a fabricação de motores elétricos nos próximos anos.
Serão investidos aproximadamente R$ 160 milhões para a construção da linha de produção, que vai envolver 97 trabalhadores.
Depois de pronta, a unidade deve receber 173 novos trabalhadores, para cargos como engenheiro eletricista e engenheiro mecânico.
Linhares
Para auxiliar na mobilidade da região das fábricas, em Bebedouro e Rio Quartel, a prefeitura planeja construir um novo trevo, em frente à fábrica da WEG — já apelidado de “Trevo da WEG”, segundo o prefeito.
INvestimentos em qualificação da mão de obra também estão em curso, em parceria com o Sistema S, conta o vice-prefeito Franco Fiorot.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários