X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

4.687 vagas para aprender profissão de graça

Ao todo, 4.687 vagas serão abertas para estudar de graça, em áreas diversas, com formação que garante salários de até R$ 10 mil

Greg Poloni, do jornal A Tribuna | 28/07/2022 14:58 h

Estão ou serão abertas 4.687 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Estado
Estão ou serão abertas 4.687 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Estado |  Foto: A Tribuna
 

Estão ou serão abertas 4.687 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Estado para quem quer começar uma nova carreira, mudar de área de atuação ou se capacitar para ingressar no mercado de trabalho.

Os salários podem chegar até R$ 10 mil em cargos como Programador de Softwares, que poderá ser aprendido no curso  ofertado pelo projeto Programe-se e Reprograme-se, que faz parte de uma parceria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on).

De acordo com o Ifes, as inscrições para esse projeto devem abrir até o fim de agosto por meio de um site próprio. Serão 550 vagas para o Programe-se, voltado para jovens que estão cursando o ensino médio na rede pública, e 2.280 vagas para o Reprograme-se, que são para jovens ou adultos desempregados e que não estudam. 

Entre as oportunidades ofertadas existem vagas para nível fundamental incompleto, mas que tenha pelo menos o 9º ano concluído, além de vagas para nível médio completo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) abriu 1257 vagas para cursos técnicos e de qualificação nas áreas de estética, informática, hotelaria, saúde e bem-estar.

“Cada curso terá sua própria exigência de nível de escolaridade, mas temos oportunidades para todos os níveis de formação”, explica Richardson Schmittel, diretor regional do Senac-ES.

Como pré-requisito é necessário que o aluno tenha concluído ou esteja cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio e tenha pelo menos 16 anos, conforme orienta o instrutor do curso técnico em Administração do Senac Vitória, Leandro Paula Gama.

O instrutor Leandro Gama disse que um dos cursos tem como pré-requisito ter idade acima de 16 anos
O instrutor Leandro Gama disse que um dos cursos tem como pré-requisito ter idade acima de 16 anos |  Foto: Douglas Schineider/AT
 

As inscrições são presenciais em qualquer uma das unidades nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Linhares, São Mateus, Colatina e Santa Teresa.

A Suzano também está com cursos para  moradores de São Mateus e de Conceição da Barra, no norte do Estado. 

São 600 vagas em 30 cursos ministrados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Mateus. As inscrições para os cursos são através do site linktr.ee/sesisenaism, ou pelo  WhatsApp (27) 99573-2085. As aulas tem previsão para começar em agosto.

Exigida mais qualificação

A pandemia de Covid-19 trouxe com ela, entre outras coisas, um cenário de trabalho focado no ambiente digital, com a necessidade dos trabalhadores dominarem as ferramentas tecnológicas para conseguir fazer sua função.

Com isso, pessoas com baixo nível de escolaridade que acabaram perdendo o emprego durante a pandemia estão com dificuldade de voltar ao mercado de trabalho.

E esse cenário não deve mudar e o patamar de pessoas com baixo nível de escolaridade empregadas deve ficar cada vez menor, de acordo com o psicólogo e especialista em carreiras Elias Gomes.

Ele comenta que quase todas as posições em empresas exigem um mínimo de conhecimento que fica cada vez mais exigente, por conta das necessidades atuais e do avanço tecnológico.

“Um porteiro hoje, por exemplo precisa saber mexer em um sistema de segurança, em computador, saber usar o whatsapp, ou seja, uma série de coisas que não eram pré-requisitos há alguns ano e hoje é fundamental para exercer um trabalho”, comenta Gomes.

Esse seria um processo de atualização das profissões, de acordo com Gomes, onde as pessoas estão sendo estimuladas para aprender e se atualizar nas suas funções, principalmente nas profissões mais simples, como as que exigem apenas o nível fundamental de escolaridade.

“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e não podemos esperar que o nível volte ao que era no passado. As pessoas precisam se preparar e se capacitar para essa nova realidade” conclui Gomes.


SAIBA MAIS

Chances em indústria do Norte do Estado

Senac

- O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) abriu 1257 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional

- As vagas são para as unidades do Senac  nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa.

- São ofertados cursos de técnico em administração, técnico em recursos humanos, modelista, depilador, massagista,assistente de marketing e vendas, assistente de logística, manicure e pedicure, entre outros

- Os pré-requisitos são ter concluido ou estar cursando o segundo ano do ensino médio e ter pelo menos 16 anos

- Para se inscrever é só comparecer a uma das unidades do Senac levando junto comprovante de escolaridade, documento de identidade e CPF,  além de algum documento que  comprove a renda familiar

Suzano/Senai

- A empresa lançou o Suzano nas Comunidades, ofertando 600 vagas para cursos de capacitação para os moradores de São Mateus e de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo

 - As vagas são dividas em 30 cursos oferecidos em parceria com o Senai de São Mateus, como o de confeitaria, doces e salgados, elétrica básica, informática básica, costura industrial básica, modelagem e costura de bolsas, Informática, Metalmecânica, entre outros

- As inscrições são feitas  através do site www.linktr.ee/sesisenaism ou pelo  o WhatsApp (27) 99573-2085

- Para se inscrever é necessário apresentar CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e documento de identificação com foto

Ifes

- Serão ofertados 2.830 vagas para cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação.

- O projeto é uma parceria do instituto Federal do do Espírito Santo (Ifes) com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on).

- São 550 vagas para estudantes do segundo ano do ensino médio.

- E 2.280 vagas que serão divididas em duas etapas são para jovens e adultos que estejam desempregados e que não estejam estudando

- As inscrições devem ser abertas  em agosto, por meio de um site próprio do projeto

Fonte: Pesquisa AT.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS