X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

1.700 lojas fecharam as portas no Estado em 2020


Imagem ilustrativa da imagem 1.700 lojas fecharam as portas no Estado em 2020
Lojas fechadas em Vitória: pandemia reverteu a redução no número de falências que ocorria desde 2017 |  Foto: Leone Iglesias — 23/03/2020

Um levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Espírito Santo (Fecomércio) nesta quarta-feira (05) aponta que no ano de 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19, o saldo entre aberturas e fechamentos de lojas com vínculos empregatícios capixaba ficou negativo em 1.700 estabelecimentos.

Esse número é o resultado da movimentação entre aberturas e fechamento de estabelecimentos e significa o número de lojas que fecharam definitivamente suas portas no ano.

Diante de diversas medidas para contenção e prevenção da contaminação do coronavírus, que incluiu decretos municipais e estaduais restringindo em parte ou totalmente a abertura de normas e a circulação de pessoas, as vendas presenciais foram drasticamente reduzidas.

A Fecomércio-ES avalia que uma crise provocada pela pandemia do coronavírus em 2020 alcançou proporções relevantes e seus efeitos foram devastadores. No entanto, pontua que após a reabertura dos acessórios comerciais, o setor começou a reagir e conseguiu diminuir as perdas no ano. As vendas do comércio capixaba fecharam 2020 com crescimento de 4,6% em relação a 2019.

A retração no Estado em 2020 só não foi maior que nos anos de 2015 (-3.265) e 2016 (-3.005), quando o setor ainda sofria os efeitos da maior recessão da história recente do país.

Panorama Nacional
Em todo o país o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de emprego formal contabilizou um fechamento de 75 mil completos em 2020. Todas as 27 unidades da federação registraram saldo negativo, com destaque para São Paulo (-20,3 mil), Minas Gerais (-9,55 mil) e Rio de Janeiro (-6,04 mil).

Nenhum segmento do comércio apresentou expansão no número de estabelecimentos em 2020, destacando-se o ramo de vestuário, calçados e acessórios (-22,29 mi), seguido pelos hiper, super e minimercados (- 14,38 mil) e pelas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (-13,31 mil)..

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: