Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Dois membros da mesma igreja na Serra estão com coronavírus

| 01/04/2020, 17:07 17:07 h | Atualizado em 01/04/2020, 22:41

Duas pessoas de uma igreja evangélica da Serra testaram positivo para coronavírus. São dois homens, que estão internados - um na enfermaria de um hospital particular da Serra e outro, um diácono da igreja, na UTI de um hospital público.

Pelo menos outros quatro membros da mesma igreja estariam internados com problemas respiratórios. As informações foram confirmadas por membros da igreja, pela advogada da denominação religiosa, por familiares dos internados e também por um dos pacientes que testou positivo. Nenhum deles terá o nome revelado, assim como o nome da igreja, para preservar os pacientes. O assunto veio à tona após a divulgação de uma suposta lista de contaminados em grupos de WhatsApp.

“Eu estou bem, estou indo para casa hoje (01). Não estou na UTI, já estou curado. Mas não foi na igreja que eu peguei. Eu já estava em casa confinado por sete dias, quando senti uma febrezinha e um pouco de falta de ar. Vim para o hospital e fui internado. Trabalho no interior do Estado, mas estive num lugar só”, disse o rapaz que testou positivo para Covid-19 e está internado num hospital particular.

O outro paciente confirmado para coronavírus é diácono da igreja e está internado na UTI de um hospital público. A filha dele, uma pastora da igreja, também passou passou mal e está internada num hospital particular. Segundo a advogada da igreja, ainda não foi confirmado se ela também está com Covid-19. 

Entre os casos da igreja ainda sem diagnóstico, está o da diaconisa, de 57 anos. Ela está internada na UTI de um hospital público. A filha dela, uma dona de casa de 33 anos, confirmou os diagnósticos: “São dois casos confirmados na igreja. Há uma lista que está rodando nos grupos com os nomes de nove pessoas, mas ela é falsa”.

Ela ainda completou: “Minha mãe fez o teste para Covid-19, mas ainda não chegou o resultado. Ela é muito alérgica, hipertensa e diabética. Começou com a alergia, que desencadeou uma gripezinha. Ela foi para o hospital privado, disseram que ela estava com pneumonia, mas tratou em casa. Mas aí foi agravando e três dias depois, no sábado (28), ela voltou para o hospital e foi internada. Ela está na UTI, mas já teve uma melhora. Minha mãe não esteve com os dois contaminados da igreja, mas nós estamos em casa, todo mundo de quarentena”.


Pastora grava vídeo

O terceiro caso suspeito é de uma outra pastora, que até a noite de ontem (31) estava internada na UTI de um hospital particular. Ela gravou um vídeo e postou no Facebook agradecendo pelas orações.
“Agradeço a aqueles que estão verdadeiramente preocupados comigo, estão orando por minha vida. Não estou tão grave assim”, disse a pastora no vídeo. Ela não disse se está ou não com coronavírus. No vídeo, ela aparece deitada numa cama de hospital e respirando com a ajuda de um aparelho – um cateter nasal de oxigênio.

Uma pastora mais velha, mãe do pastor presidente da igreja, é o quarto caso suspeito e também estaria internada com problemas respiratórios, mas ainda não teria recebido diagnóstico para Covid-19.

Além das seis pessoas internadas, outros três membros da igreja teriam dado entrada no hospital – um está internado, mas sem diagnóstico; o outro foi diagnosticado com dengue e liberado para tratamento em casa e uma senhora teria feito exames e sido liberada, indo para o interior do Estado onde está com a família.

O que diz a igreja

O casal de pastores que preside a igreja foi procurado na tarde de terça-feira (31). A pastora confirmou que os nove nomes da lista são de membros da sua igreja, mas negou que todos eles tenham coronavírus, como vem sendo divulgado em grupos de WhatsApp.

Ela também disse que o último culto presencial da igreja foi no dia 18 de março e que os pastores têm obedecido ao decreto no Estado, inclusive cancelando todos os encontros presenciais e tendo culto apenas on-line.

A advogada da igreja disse que ocorreria uma reunião na tarde desta quarta-feira (1), por teleconferência, para saber as medidas que serão adotadas pela igreja. Assim que a igreja se posicionar, essa matéria será atualizada.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Saúde da Serra informou que “todos os casos do município estão sendo monitorados e acompanhados pela Secretaria de Saúde da Serra, que mantém sigilo sobre as informações de pacientes. Cabe ressaltar que o número de suspeitas e casos de Covid-19 é repassado pela Secretaria Estadual de Saúde".

SUGERIMOS PARA VOCÊ: