Doações caem pela metade e preocupa bancos de sangue no Estado
Escute essa reportagem
Bancos de sangue no Espírito Santo estão recebendo poucas doações durante o período de isolamento social devido ao coronavírus. As doações chegaram a cair para menos da metade.
O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, registrou estoque abaixo do limite aceitável no início desta semana.
Na última terça-feira (24) só havia 10 bolsas de sangue do tipo O negativo, quando o ideal é 26; e apenas 99 bolsas do tipo O positivo, quando o esperado é 140 bolsas.

“A nossa preocupação é devido a velocidade na queda do estoque, uma vez que a reposição feita semanalmente não tem sido o suficiente. Caso essa tendência continue, a estimativa é de que dentro de pouco tempo não haverá hemocomponentes em número suficiente para atender a demanda do Estado”, alertou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt.
No Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), Sul do Estado, o número de doadores também reduziu. De acordo com o hospital, o número diário de doadores era de 40 pessoas, com a recomendação de redução do fluxo nas ruas, esse número passou para 15 por dia.
“O nosso quantitativo de doadores tem diminuído muito nesses últimos dias É claro que precisamos nos cuidar, mas nossos pacientes continuam precisando de transfusão”, comenta a assistente social e responsável pela captação de doadores do Hospital Evangélico, Tatiana Alemonge.
Como doar com proteção
Hemoes - Os doadores de sangue devem agendar horário para praticar o ato de solidariedade no Hemoes, em Vitória. Desde o dia 17 de março deste ano, a unidade tomou essa medida para reduzir a circulação de pessoas e evitar a consequente aglomeração no local.
O agendamento para doação de sangue deverá ser feito pelo telefone 3636-7920, ou pelo e-mail [email protected]. O limite de doadores será de seis candidatos por doação. No Hemoes, não podem doar pessoas que apresentam sintomas de gripe ou resfriado, como febre, tosse, dores de garganta, coriza e dores de cabeça.
A unidade móvel do Hemocentro também está disponível para percorrer condomínios, empresas e igrejas em busca de doações ao longo desses dias. O ônibus de coleta externa pode ser requerido por meio do e-mail [email protected]
HECI - O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) recomenda que doadores não compareçam à unidade acompanhados de crianças, idosos ou pessoas com sintomas gripais. Doadores que tenham tomado vacina contra gripe, devem aguardar 48 horas para fazer a doação de sangue. Caso haja dúvidas sobre os critérios para doação, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (28) 3526-6232 ou (28) 3526-6234
Comentários