X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Imóveis

De madeira a cerâmica, qual piso escolher?


Imagem ilustrativa da imagem De madeira a cerâmica, qual piso escolher?
O piso pronto de madeira é um produto natural, ou seja, cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos |  Foto: Divulgação/Akafloor

Se você está construindo, reformando ou apenas pensando em mudar o piso da sua casa, certamente já surgiu a dúvida de qual opção é melhor. Entre tantas possibilidades de materiais - madeira, cerâmica, vinílico, porcelanato, granito -, qual a que melhor te atende.

Diante de tamanha variedade no mercado, e considerando ainda o gosto pessoal, prioridades e orçamentos, selecionamos algumas informações que podem ajudar na hora de escolher o piso.

Entre os tipos de pisos, a cerâmica é o mais conhecido e popular no País. Os tamanhos variam bastante, assim como as texturas, qualidades e valores.

Pode ser usada nas áreas internas e externas e ajuda a manter a casa fresquinha e tem um custo baixo comparado a outros tipos de pisos.

Quando o assunto é acolhimento, não há dúvidas de que a madeira é o material predileto. Não é à toa que a indústria de revestimentos investe cada vez mais na reprodução da madeira em outras apresentações, seja em cerâmica, vinílico ou laminado.

Os pisos de madeira proporcionam conforto térmico aos ambientes. Para quem mora em regiões frias ou quentes demais esse tipo de piso é ideal.

A durabilidade do piso pronto de madeira é outro diferencial, bem como a possibilidade de revitalizá-lo. Basta fazer uma raspagem e aplicar verniz que o a superfície volta a ter aspecto novo.

Já o porcelanato vem conquistando cada vez mais espaço dentro das casas. Esse tipo de piso, apresenta variedade de acabamentos (acetinado, polido, brilhante, etc), tamanhos e formatos.

“Também conhecidos como ‘toda massa’, os porcelanatos técnicos (indicados para ambientes com muita movimentação) não recebem esmalte na superfície”, explica Simone Lourensi, design manager da Incepa.

Na prática, comenta Simone, possuem alto grau de resistência mecânica por conta do seu processo de compactação e, por consequência a baixa porosidade, não permitindo a absorção de água. Assim, sua estrutura os torna seguros e indicados para todos os tipos de espaço, especialmente para os de alto tráfego.

Outra opção é o vinílico, produzido com resina de PVC, com estampas que imitam madeira. A vantagem desse tipo de piso é ser antiruído, ideal para quartos e salas com bastante movimentação.

Saiba mais

Cerâmica
É um material de alta resistência e de fácil limpeza. Preste atenção na sigla PEI – Resistência à Abrasão (quanto ela resiste ao desgaste por atrito). Quanto maior é o número da PEI, maior é a resistência da cerâmica. Observe o Coeficiente de Atrito, que mede a resistência da cerâmica ao escorregamento. Quanto maior o número (visível na embalagem do produto), mais rugoso é o piso.

Madeira
Geralmente, os pisos são produzidos com madeiras de manejo florestal certificado. Pisos de madeira costumam ser “para a vida toda”. Outro benefício desse tipo de revestimento é a possibilidade de revitalizá-lo. A variedade de tamanho das réguas somada a vasta opção de cores possibilita paginações únicas em cada projeto.

Porcelanato
Independente do modelo, o porcelanato permite uma grande variedade de texturas, imitando madeira, pedras naturais, cimento e mármore, em diferentes cores e acabamentos. Podem ser semipolidos, polidos, rústicos, esmaltados, acetinados, amadeirados e digitais polidos.

Vinílico
Apresenta textura macia, tornando o caminhar descalço agradável aos pés. A boa acústica permite eliminar o incômodo do barulho dos passos. É produzido com resina de PVC, com estampas que imitam madeira e formatos geralmente de dimensões de 15 cm X 90 cm, 20 cm X 120 cm.

Granito
O piso de granito é uma pedra natural formada por 3 minerais: mica, quartzo e feldspato. A vantagem, além da beleza e requinte que imprime aos ambientes, é a incrível durabilidade que possui, além de não arranhar e poder ser polido muitas vezes, aumentando a sua vida útil. Outra vantagem é a facilidade para limpá-lo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: