X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Volta às aulas com celular proibido e trocas de máscara


Imagem ilustrativa da imagem Volta às aulas com celular proibido e trocas de máscara
Diretora Rejane Frederich faz aferição de temperatura dos alunos na entrada da creche Idade Ativa, na Serra |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O retorno das aulas presenciais na rede privada conta com um rigoroso protocolo de segurança, com proibição de celulares, mudança de máscara até três vezes por dia, troca de roupas e calçados, recreio dentro da sala e distanciamento entre alunos.

Na Escola da Ilha, por exemplo, não será permitida a entrada de equipamentos eletrônicos (celular, tablets) na instituição. A regra vale para alunos de todas as séries.

Mesma medida foi adotada no Centro Educacional Sonho Meu (CESM – Itacibá). “Os alunos, que por acaso levarem, terão de deixar em compartimento separado por sacolas plásticas e higienizados com álcool”, explicou Edna Tavares, gestora de unidade.

No Colégio Pio XII, o recreio acontece com turmas separadas. A cantina permanece fechada. É obrigatório uso de máscaras e cada aluno deverá levar no mínimo três unidades para a escola.

Na Serra, na creche Idade Ativa, o esquema do envio da mochila com os pertences também acontece, assim como a troca de sapatos na entrada. A diretora da unidade, Rejane Frederich, detalha que tudo está sendo cumprido pela creche.

“Os pais mandam roupas extras e sapatos, para que o interior da creche não tenha contato com o que vem da rua. Nas refeições, os pratos e talheres são entregues dentro de uma sacola diretamente para cada aluno. Todos os nossos funcionários trocam de máscara a cada duas horas e trocam de roupa ao chegar”, disse Rejane.

Nas escolas de ensino fundamental e médio, além das crianças, os funcionários também estão incluídos em algumas medidas que os alunos cumprem na creche, a exemplo da Escola Múltipla.

“No ensino infantil, os professores terão de trocar de roupa e sapato, ao chegar na escola. É apenas mais uma medida de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação”, explicou o diretor de ensino da Múltiptla, Leonardo Gama.

Lá, além dessa regra, uma outra medida foi adotada como forma de inibir a proliferação da Covid-19:

“O recreio será dentro da sala de aula. É uma forma de evitar aglomerações. Pedimos aos pais, inclusive, que mandassem os lanches de seus filhos, justamente para evitar que os alunos saíssem das salas de aula, no intervalo”, esclareceu o diretor da instituição.

Redução de alunos

No Darwin, as aulas presenciais foram retomadas ontem para as turmas do ensino fundamental ao pré-vestibular. Redução no número de alunos por sala e distanciamento das carteiras são algumas medidas adotadas.

Além disso, os horários de entrada e saída das turmas foram separados, para evitar a aglomeração de alunos.

“Ela já estava ansiosa”

Imagem ilustrativa da imagem Volta às aulas com celular proibido e trocas de máscara
O publicitário André Fiorotti, 38 anos, pai da Aurora, 3 anos |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O publicitário André Fiorotti, 38 anos, pai da Aurora, 3 anos, disse que agora os pais têm de mandar uma mochila com os pertences pessoais dos alunos, como roupas extras, sapatos e toalhas, para evitar o acúmulo de sujeira.

Ele revelou que está seguro com o retorno. “Ela estava ansiosa para voltar. Todos nós estávamos. Passei orientações para ela em casa sobre o uso de máscara o tempo todo”. Segundo ele, agora, o cuidado maior será com os avós da filha. André disse que vai manter a Aurora isolada deles por um tempo.
 


Saiba mais


Escola da Ilha

  • As atividades na escola já retornaram, mas as aulas presenciais serão retomadas no próximo dia 13, para turmas do 4º ao 9º ano e educação infantil. No dia 14, acontece o retorno das turmas do 1º ao 3° ano.

Medidas de segurança

  • O aluno deve entrar na escola usando máscara e deve levar, pelo menos, três máscaras. A instituição adquiriu máscaras descartáveis para eventuais necessidades.
  • Não será permitida a entrada de equipamentos eletrônicos (celular, tablets) na escola. A mochila deverá conter apenas itens identificados e imprescindíveis à utilização pessoal, como garrafa de água e o lanche, sem compartilhamento. Recreio em espaços diferenciados por turma com revezamento de dias.

Centro Educacional Sonho Meu (CESM - Itacibá)

  • Retorna a partir de hoje, com alguns grupos (parte do fundamental 1 e do fundamental 2, além do 3º ano médio). A educação infantil retorna amanhã, seguindo rodízio semanal.

Medidas de segurança

  • Os recreios serão escalonados, por pequenos grupos, janelas abertas, com ar natural. Além disso, serão usadas quatro entradas diferentes para diminuição do fluxo e os alunos sairão 30 minutos antes para evitar aglomeração, em horários intercalados.
  • As máscaras serão trocadas no recreio (troca de duas em duas horas). Os alunos da educação infantil levarão um chinelo extra, que ficará armazenado em sacos plásticos e serão higienizados todos os dias. Quanto ao banheiro, apenas um aluno de cada vez .
  • Celulares não são liberados. Os alunos que por acaso levarem terão que deixar em compartimento separado por sacolas plásticas e higienizados com álcool.

Centro Educacional Leonardo da Vinci

  • Alunos da 3ª série do ensino médio retornam a partir de hoje. Amanhã, 1ª e 2ª séries do ensino médio. Já na quinta-feira, será a vez das turmas do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. A partir do dia 13, voltam o infantil e 1º ao 5º anos do ensino fundamental.

Medidas de segurança

  • Só não terá rodízio na terceira série do ensino médio, na educação infantil e no 1º ano do fundamental. Nas demais haverá rodízio semanal.
  • Os alunos da modalidade semi precisarão de duas máscaras por dia, pois haverá uma troca após o lanche/intervalo. Já os do integral precisarão de quatro máscaras por dia, pois haverá trocas após os lanches/intervalos e almoço. É aconselhável enviar sempre uma máscara extra, caso haja algum imprevisto.

Escola Alphabetz

  • As aulas presenciais retornarão no próximo dia 13.

Medidas de segurança

  • As turmas serão organizadas com até no máximo 10 crianças. O lanche será realizado no refeitório, que foi organizado com o distanciamento de 2 metros e de forma que não fiquem de frente umas para as outras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: