Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Vitória vai usar novo lote de vacinas para imunizar idosos entre 80 e 84 anos

| 03/03/2021 18:30 h | Atualizado em 03/03/2021, 18:50

Dose de vacina contra a Covid-19
Dose de vacina contra a Covid-19 |  Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

As novas doses da vacina contra Covid-19 que a Prefeitura de Vitória receber do governo do Estado nos próximos dias serão utilizadas para aplicar a primeira dose em idosos de 80 anos a 84 anos. No entanto, ainda não há data para abertura de agendamento para esse grupo.

Além deles, os imunizantes parte dos imunizantes também serão destinados a aplicação da segunda dose em idosos com 90 anos ou mais. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), essa estratégia segue a definição estabelecida pelo Estado para a utilização das 48.200 doses recebidas do Ministério da Saúde, na madrugada desta quarta (3). 

 A Semus não informou quando deve ser aberto o agendamento para os idosos de 80 ano s 84 anos. 

Já no caso dos idosos acima de 90 anos, o agendamento para tomar a segunda e última dose da vacina contra a Covid-19 será aberto na tarde de quinta-feira (4), no site da Prefeitura. 

Devem agendar a segunda dose os idosos de 90 anos ou mais e profissionais da saúde ativos que receberam a primeira dose entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

A imunização acontecerá no sábado (6), nas unidades de saúde do Centro, Jardim Camburi e Itararé.

No momento da vacinação, devem ser apresentados documento com foto e comprovante da primeira dose.

Problemas com agendamento acima de 85 anos

Enquanto o agendamento para idosos acima de 90 anos será aberto pra a aplicação da segunda dose e, em breve, os idosos de 80 anos a 84 anos poderão marcar a aplicação da primeira dose, há moradores do grupo acima de 85 anos que reclamam de dificuldades para conseguir agendar a primeira dose da vacina.

Esse é o caso da aposentada Anair Romano Maestri, de 88 anos, que ainda não conseguiu agendar a primeira dose do imunizante. Ela relata que, desde que foi anunciado que os idosos acima de 85 anos poderiam agendar a vacina, tem estado prontidão no site da prefeitura de Vitória, mas não consegue agendar.

"Sempre aparece uma mensagem de que as doses acabaram e que assim que o Ministério da Saúde disponibilizar mais doses a prefeitura vai abrir mais vagas. É uma aflição, uma angústia todos os dias. A gente nesta idade ter que passar por isso. Minha neta também tentou agendar minha imunização por diversas vezes e não conseguiu. A verdade é que estamos aflitas, pois tenho 88 anos e até agora não consegui receber a vacina. Espero que a prefeitura tome alguma providência", se queixou Anair.

Em nota, a  Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informa que "a opção 85 a 89 anos não está aparecendo no site pois, no momento, não há doses disponíveis para essa faixa etária".

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS