X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Veja quem pode tomar a vacina bivalente contra Covid-19 no ES

Para receber a vacina bivalente é preciso completar o esquema primário da vacinação contra Covid-19


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja quem pode tomar a vacina bivalente contra Covid-19 no ES
Ato simbólico no Palácio Anchieta abriu o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 |  Foto: Reprodução / saude.es.gov.br

O Governo Federal lançou nesta segunda-feira (27) uma nova campanha de vacinação contra a Covid-19, desta vez com foco nas novas vacinas bivalentes, e o Governo Estadual seguiu a orientação do Ministério da Saúde e já começou o cronograma de imunização no Estado.

As doses da vacina recebidas pelo Governo Estadual foram distribuídas na última semana para os municípios capixabas, que já estão agendando as vacinas seguindo a ordem dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura de Vitória antecipou a vacinação e desde a sexta-feira (24), começou a aplicar as doses bivalentes em idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e nos profissionais que trabalham nessas instituições.

A prefeitura de Vila Velha também já disponibilizou 2500 vagas desde a sexta-feira. O agendamento é feito através do próprio site da prefeitura.

Quem pode se imunizar?

Neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos. No caso dos imunossuprimidos, é obrigatório apresentar o laudo médico no momento da vacinação.

Para receber a vacina bivalente é preciso completar o esquema primário da vacinação contra Covid-19:  ter recebido ao menos as duas primeiras doses das vacinas anteriores.

As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. O intervalo mínimo para tomar a dose bivalente é de quatro meses da última dose recebida.

Ordem de prioridade para receber a vacina

Seguindo o calendário definido pelo Governo Federal a previsão é de que os demais grupos classificados como prioritários recebem a dose bivalente como reforço nas seguintes datas:

Grupo 2 – Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023

Grupo 3 – Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023

Grupo 4 – Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023

Grupo 5 – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.

Demais grupos: data ainda a ser definida

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: