Variante brasileira da covid é detectada em funcionário de hospital na Serra
Escute essa reportagem
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, por meio de nota neste sábado (13), que um funcionário do Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, foi contaminado pela nova variante do coronavírus, descoberta no Amazonas. A identidade e o estado de saúde deste profissional não foram divulgados.
A informação foi divulgada um dia após o Ministério da Saúde confirmar que casos da nova variante da covid foram detectados no Espírito Santo. Além do funcionário, a nova variante também foi encontrada em um paciente que veio transferido de Manaus para o Estado, após autorização do Governo do Estado em ceder 36 leitos para pacientes. Neste período, o sistema de saúde da capital manaura estava em colapso.
Dos 36 pacientes, seis morreram.
Segundo o Governo do Estado, amostras de pacientes capixabas foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Já as amostras "inconclusivas" e de pacientes suspeitos de infeção por novas linhagens do Coronavírus foram encaminhadas para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Por meio destes exames, foram detectadas cinco tipos de linhagens no Espírito Santo.
- B.40 - identificada entre os primeiros casos do estado, amostra de caso importado, em período que não havia transmissão comunitária;
- B.1.1.33 - identificada ao longo do ano de 2020, em pacientes de transmissão comunitária.
- B.1.1.28 - identificada em janeiro de 2021, linhagem não documentada anteriormente, em paciente de transmissão comunitária não relacionada com pacientes oriundos de Manaus recebidos pelo Espírito Santo para tratamento da Covid-19;
- P1 - identificada exclusivamente em pacientes oriundos de Manaus;
- P2 - identificada em um paciente de Manaus e em funcionário(a) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, rastreado por meio da testagem de assintomáticos e devidamente isolado.
Ainda segundo a Secretaria, não é possível relacionar o caso do funcionário com o paciente de Manaus, uma vez que o teste positivo foi feito menos de 48 horas após o contato, além do relato de sintomas nos dias anteriores a este contato com o paciente.
Os resultados divulgados pela Sesa apontam ainda que novas linhagens do coronavírus podem ser detectadas nos próximos exames.
Quanto aos Estados vizinhos ao Espírito Santo, Rio de Janeiro já registrou 22 linhagens documentadas do coronavírus, enquanto Minas Gerais registrou 15 linhagens documentadas e Bahia 11 linhagens documentadas. Já São Paulo, onde há grande tráfego de pessoas entre os dois estados, registrou 36 linhagens distintas do SARS-COV-2.
Comentários