Uso de máscara deixa de ser obrigatório no Espírito Santo
Decisão foi anunciada nesta quarta-feira
Escute essa reportagem
O Governo está desobrigando, a partir desta quarta-feira (06), o uso de máscaras em todo o Espírito Santo. A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa concedida no Palácio Anchieta.
A medida entra em vigor já a partir da tarde desta quarta-feira (06).
"Não há mais obrigação para uso de máscara. Isso é um passo importante, simbólico. Os brasileiros nunca tiveram o costume de usar máscara. Não estar obrigado não significa que não se deva usar. Ainda temos algumas recomendações, principalmente para os trabalhadores da saúde e para quem apresenta sintomas gripais", afirmou Casagrande.
"Estamos mudando o modelo de gestão da pandemia, a partir deste momento. Nós não teremos mais o uso da matriz de risco. Quem decretou a pandemia foi a Organização Mundial de Saúde, mas nós trataremos a covid como uma doença comum", completou.
Além do uso de máscaras, a exigência do passaporte da vacina deixa de ser obrigatório em todo o Estado (saiba mais aqui).
Desde o início da pandemia, o Governo do Estado elaborou 101 mapas de matriz de risco para covid.
Ainda durante a coletiva, Casagrande afirmou que, caso uma nova onda atinja o mundo, o comportamento social ou eventuais medidas restritivas serão analisadas.
Comentários