X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Taxa de transmissão de coronavírus volta a cair

| 22/10/2020 12:00 h

Depois de apresentar aumento nas últimas semanas, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Estado voltou a cair, ficando novamente em um patamar abaixo de um.

Quando a taxa fica baixo desse índice indica que os infectados estão transmitindo a doença para menos pessoas e a tendência é de queda nos números.

No Espírito Santo, na última semana avaliada, referente ao dia 9 de outubro, a taxa ficou em 0,9. Isso significa que cada 100 infectados está transmitindo a doença outros 90.

Na semana anterior, a taxa estava em 1,01, o que significa que 100 pessoas infectavam 101, apontando para um aumento de casos.

Já na Grande Vitória, a taxa passou de 1,18, na semana do dia 2 de outubro, para 0,88 na semana do dia 9.

O diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, ressaltou que, apesar das oscilações nas últimas semanas da taxa de transmissão, a tendência geral no Estado ainda é de queda de casos confirmados e de mortes.

Imagem ilustrativa da imagem Taxa de transmissão de coronavírus volta a cair

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos, Etereldes Gonçalves Júnior afirmou que, olhando para os dados de uma forma geral nas últimas três semanas, há indicação da formação de um platô (estabilização), já que a taxa tem se mantida próxima a 1.

Ele explicou que taxas mais baixas, como as de agosto, que chegaram a 0,64, demonstram uma tendência mais visível de queda.

O professor reforçou que a média móvel de óbitos, que é o cálculo da média dos últimos sete dias ou 14 dias, tem seguido a mesma manutenção da média de casos. “Mesmo assim, a tendência, pelo que observamos, é voltar a cair”.

Casos
Dados do Painel Covid, do governo do Estado, mostraram que mais 15 mortes foram confirmadas ontem pelo novo coronavírus.

Com isso, o total de pessoas que perderam a vida por conta do vírus passa para 3.755. Nas últimas 24 horas, mais 1.162 casos de infecção foram confirmados.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS