X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Serra piora e cidade volta para risco moderado de contágio do coronavírus

| 05/03/2021 18:19 h | Atualizado em 05/03/2021, 18:34

Movimento no comércio: setor readmitiu profissionais e ajudou
Movimento no comércio: setor readmitiu profissionais e ajudou |  Foto: Kadidja Fernandes — 12/05/2020

Após duas semanas no grupo de risco baixo para transmissão do novo coronavírus, a Serra vai voltar na próxima semana a fazer parte da classificação de risco moderado para contágio pelo vírus. O anúncio da mudança veio com a divulgação do novo mapa de risco pelo governo do Estado, no início da noite desta sexta (5). 

A Serra era a única cidade da Grande Vitória no risco baixo. Agora, todos os municípios que formam a região estão no grupo moderado, indicado pela cor amarela no mapa elaborado pelo governo. No total, 50 cidades estão no risco moderado.

Com a elevação no risco, há mudanças nas medidas que devem ser adotadas pelo município. Até domingo (7), quando o atua mapa tem validade, os bares e restaurantes da cidade podem funcionar sem restrições de horário, desde que respeitem os protocolos sanitários. 

A partir de segunda (8), quando a nova classificação começa a valer, bares, restaurantes, inclusive os de shopping centers, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas, devem funcionar de segunda a sábado, até às 22 horas. 

Já aos domingos, a abertura desses estabelecimentos é permitida até às 16 horas nas cidades de risco moderado. 

A Matriz de Risco de Convivência, que é usada na classificação dos municípios, considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

Medidas do risco moderado

  • Suspensão da realização de eventos e atividades com a presença de público, tais como shows, feiras, comícios, passeatas e afins, admitido apenas a realização de eventos corporativos e sociais, que deverão observar o limite de público máximo de 300 pessoas.

  • Funcionamento de bares, restaurantes, inclusive os de shopping centers, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas, de segunda a sábado, até às 22:00 e, no domingo, até às 16:00.

  • Funcionamento das academias com liberação das atividades aeróbicas individuais, coletivas em locais abertos e com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco

Fonte: Governo do Estado

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS