X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Saúde confirma Coronavac para vacinar crianças e diz que país têm 9 milhões de doses

Do total, 3 milhões estão nos estados e já podem ser usadas, uma vez que a vacina aplicada em crianças é a mesma utilizada em adultos.


O Ministério da Saúde confirmou na noite desta sexta-feira (21) a inclusão da Coronavac na campanha de vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. De acordo com Rodrigo Cruz, secretário-executivo da pasta, o país tem 9 milhões de doses disponíveis para aplicar nesse público.

Do total, 3 milhões estão nos estados e já podem ser usadas, uma vez que a vacina aplicada em crianças é a mesma utilizada em adultos. Outros 6 milhões estão nos estoques do ministério e deverão começar a ser distribuídas nos próximos dias.

"Identificamos que existem nas redes de frios [geladeiras e freezers usados para armazenar vacinas] dos estados cerca de 3 milhões de doses da Coronavac que podem ser utilizadas imediatamente na aplicação desse público", disse o secretário.

Cruz informou que Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Sergipe, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rio de Janeiro, Tocantins, Pará e Santa Catarina têm menos de 41 mil doses da Coronavac.

Para esses 12 estados, serão enviadas 733 mil doses de forma emergencial. O número corresponde a 10% do público-alvo da nova faixa etária nessas localidades.

O ministério espera receber até a próxima segunda-feira (24) informações atualizadas dos estados sobre a quantidade de vacinas disponíveis. Depois disso, o governo vai avaliar a necessidade de comprar mais doses de Coronavac do Instituto Butantan.

"Quando a gente receber todas as informações dos estados de quantitativo de doses, o ministério vai conversar com o Butantan. Se necessário, a gente pode adquirir novas doses com o Instituto Butantan para que a gente tenha disponibilidade imediata dessas doses", disse Cruz.

A pasta enviou um ofício ao Butantan para saber a quantidade de imunizantes disponíveis ao Instituto Butantan, que respondeu ter 7 milhões.

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quinta-feira (20) o uso emergencial da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

A agência aceitou que a dose aplicada em crianças seja a mesma utilizada em adultos, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. São Paulo começou a vacinação com o imunizante nesta quinta.

Crianças imunossuprimidas, no entanto, deverão receber doses da Pfizer. A primeira criança a receber a vacina da farmacêutica no Brasil foi Davi Seremramiwe Xavante, um menino indígena de 8 anos. Ele foi vacinado na última sexta-feira.

De acordo com o ministério, o país já recebeu 2,5 milhões de doses desse imunizante. O último lote, com 1,2 milhão de doses, foi entregue no domingo (16). Outros dois lotes de 1,8 milhão de doses são esperados para segunda-feira e para a primeira semana de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: