X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Quase metade dos capixabas com covid-19 no Estado tiveram perda do olfato

| 13/06/2020 12:05 h | Atualizado em 13/06/2020, 12:26

A 3ª fase do inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostrou que quase a metade das pessoas que testaram positivo para a covid-19 apresentaram perda do olfato, como um dos sintomas da doença. Os resultados do estudo foram apresentados pelo secretário Nésio Fernandes, na manhã deste sábado (13). 

Essa etapa do levantamento estima que 295.773 capixabas já tiveram contato com o vírus em algum momento desde a chegada da pandemia ao Estado. Mais de 83 mil deles não apresentaram nenhum sintoma, ou seja, estavam assintomáticos. 

Segundo o secretário, 46,9% das pessoas que testaram positivo, durante o teste rápido aplicado pela equipe responsável pela pesquisa, relataram que haviam perdido o olfato recentemente. 

Já 22,6%, informaram que tiveram a perda do paladar. Outro sintoma bastante relatado pelos entrevistados foi a tosse. Segundo o estudo, 36,4% das pessoas que testaram positivo tiveram tosse, enquanto que 32,8% disseram ter tido cansaço. 

O estudo também mostrou que, nas residência com quatro ou mais moradores, a possibilidade de contágio é maior. Em 26,4% dos testes positivos havia quatro pessoas morando na mesma casa. Já em 22,9%, a residência é habitada por cinco ou mais pessoas. 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS