X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Prefeituras abrem agendamento para terceira dose de vacina contra covid

A vacinação começa ainda nesta semana nessas cidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Após o anúncio do Ministério da Saúde da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 18 a 59 anos, prefeituras do Estado já começaram a abrir agendamentos para administrar o reforço vacinal para esse público. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Espírito Santo, a terceira dose para pessoas nessa faixa etária é aplicada apenas em quem recebeu a segunda dose há pelo menos cinco meses. 

Na Grande Vitória, a primeira a abrir a marcação para terceira dose para maiores de 18 anos foi Cariacica. O agendamento foi aberto na tarde desta quinta-feira (18), no site Vacina e Confia, do governo do Estado. 

Clique aqui para acessar o site e agendar a vacinação

Pelo mesmo site, é possível também agendar a terceira dose para pessoas com mais de 60 anos, que agora podem receber o reforço três meses após a segunda dose, e pacientes imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há 28 dias ou mais. 

Até as 15h30, desta quinta (18), estavam disponíveis pelo Vacina e Confia mais de 4 mil doses de vacina contra a covid-19, incluindo ainda vagas para segunda dose da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras abrem agendamento para terceira dose de vacina contra covid
Vacinação com dose de reforço |  Foto: Elizabeth Nader / PMV

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) vai abrir agendamento para aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19, em pessoas com idade entre 18 e 59 anos, nesta sexta-feira (19), às 14 horas. 

Serão ofertadas, no total, 15.500 vagas para esse público e podem agendar a dose de reforço pessoas que receberam a segunda dose até o dia 21 de junho.

A marcação é feita pelo site da prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online, para quem tem a ferramenta instalada no celular. 

Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Vitória e agendar a vacinação 

As doses de reforço será administradas neste sábado (20), no Maanaim Vitória (próximo à Rodoviária de VItória); na Igreja Batista em Jardim da penha; na Casa do Cidadão, em Marauípe. e nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio e Vitória (Centro).

De segunda (22) a sexta-feira (26), a vacinação ocorre no Maanaim Vitória.

Já na quarta (24) e quinta-feira (25), a aplicação das doses acontece na Igreja Batista em Jardim da Penha.

Viana

Em Viana, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 18 a 59 anos começa no sábado (20), em mutirão que será realizado na cidade. O Dia D de Vacinação acontece nas Unidades de Saúde (UBS) de Marcílio de Noronha I; Vila Bethânia; Nova Bethânia I e Nova Bethânia II. 

Podem se vacinar com a dose de reforço os adultos nessa faixa etária que receberam a segunda dose do imunizante há pelo menos cinco meses. 

Durante o Dia D, também haverá a aplicação da primeira dose para pessoas acima de 12 anos, a segunda dose da Cornavac (para quem já cumpriu o prazo de 28 dias após a primeira dose); AstraZeneca e Pfizer (para quem recebeu a primeira há 54 dias ou mais). 

A terceira dose também será aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, que completaram o esquema vacinal de duas doses há 3 meses, e pacientes imunossuprimidos (intervalo de 28 dias após a segunda dose).  

A Prefeitura ainda vai ofertar a meia dose do Projeto Viana Vacinada nas UBS Marcílio de Noronha I e Vila Bethânia.

Vila Velha 

A Prefeitura abriu agendamento para a terceira dose da vacina contra a covid-19, na tarde desta quinta-feira (18). No entanto, as doses são apenas para pessoas acima de 60 anos, que já cumpriram o prazo de 4 meses, após a segunda dose. 

No agendamento, também foram abertas vagas para os adolescentes de 12 a 17 que ainda não receberam a primeira dose, pessoas acima de 18 anos que também precisam da primeira dose e segunda dose para pessoas que possuem mobilidade reduzida. 

Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Vila Velha e agendar a vacinação 

A cidade também vai participar do Dia D de Vacinação contra a covid, no sábado. Na oportunidade, será aplicada a segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca nas pessoas que já estão aptas a completar o esquema vacinal. 

Lembrando que é necessário cumprir o intervalo de 28 dias para receber a segunda dose da Coronavac, enquanto que a Pfizer e AstraZeneca é de 56 dias. 

O mutirão acontece de 9h às 16h, no Tartarugão e também na Escola Caic (Terra Vermelha).

Guarapari 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Guarapari vai realizar um mutirão, nesta sexta-feira (19), para a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 60 anos. Na ação, não haverá o reforço para adultos de 18 a 59 anos. 

Podem se vacinar os idosos que já tenham cumprido pelo menos 3 meses de intervalo da segunda dose. A ação acontece no Complexo Esportivo, em Muquiçaba, de 8h às 15h30. 

É preciso levar o cartão de vacinação da primeira e da segunda dose, CPF, Cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência, em nome do vacinado ou do responsável.

No caso dos idosos acamados, a família deve procurar a unidade de saúde mais próxima, para agendar o dia e horário em que a equipe de saúde fará a vacinação na residência do idoso. 

Além das ações realizadas no complexo, os idosos podem procurar o serviço nas unidades de saúde que possuem salas de vacina, de 07h às 15h, de segunda a sexta-feira, para agendar seu horário. É importante lembrar que não há necessidade de chegar mais cedo nas unidades.   
É preciso levar o cartão de vacinação da primeira e da segunda dose, CPF, Cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência, em nome do vacinado ou do responsável;
Unidades com sala de vacina: 
US de Setiba
US de Santa Mônica 
US de Perocão 
US de Jabaraí
US de Adalberto Simão Nader 
US de Bela Vista 
US de Amarelo
US de Rio Claro 
US de Reta Grande 
US de Camurugi
Centro Municipal de Saúde, Itapebussu  
US Roberto Calmon, Centro
US Caic, no Olaria 
US de Kubitschek

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: