Prefeituras abrem agendamento para terceira dose de vacina contra covid
A vacinação começa ainda nesta semana nessas cidades
Escute essa reportagem
Após o anúncio do Ministério da Saúde da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 18 a 59 anos, prefeituras do Estado já começaram a abrir agendamentos para administrar o reforço vacinal para esse público.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Espírito Santo, a terceira dose para pessoas nessa faixa etária é aplicada apenas em quem recebeu a segunda dose há pelo menos cinco meses.
Na Grande Vitória, a primeira a abrir a marcação para terceira dose para maiores de 18 anos foi Cariacica. O agendamento foi aberto na tarde desta quinta-feira (18), no site Vacina e Confia, do governo do Estado.
Clique aqui para acessar o site e agendar a vacinação
Pelo mesmo site, é possível também agendar a terceira dose para pessoas com mais de 60 anos, que agora podem receber o reforço três meses após a segunda dose, e pacientes imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há 28 dias ou mais.
Até as 15h30, desta quinta (18), estavam disponíveis pelo Vacina e Confia mais de 4 mil doses de vacina contra a covid-19, incluindo ainda vagas para segunda dose da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac.

Vitória
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) vai abrir agendamento para aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19, em pessoas com idade entre 18 e 59 anos, nesta sexta-feira (19), às 14 horas.
Serão ofertadas, no total, 15.500 vagas para esse público e podem agendar a dose de reforço pessoas que receberam a segunda dose até o dia 21 de junho.
A marcação é feita pelo site da prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online, para quem tem a ferramenta instalada no celular.
Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Vitória e agendar a vacinação
As doses de reforço será administradas neste sábado (20), no Maanaim Vitória (próximo à Rodoviária de VItória); na Igreja Batista em Jardim da penha; na Casa do Cidadão, em Marauípe. e nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio e Vitória (Centro).
De segunda (22) a sexta-feira (26), a vacinação ocorre no Maanaim Vitória.
Já na quarta (24) e quinta-feira (25), a aplicação das doses acontece na Igreja Batista em Jardim da Penha.
Viana
Em Viana, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas de 18 a 59 anos começa no sábado (20), em mutirão que será realizado na cidade. O Dia D de Vacinação acontece nas Unidades de Saúde (UBS) de Marcílio de Noronha I; Vila Bethânia; Nova Bethânia I e Nova Bethânia II.
Podem se vacinar com a dose de reforço os adultos nessa faixa etária que receberam a segunda dose do imunizante há pelo menos cinco meses.
Durante o Dia D, também haverá a aplicação da primeira dose para pessoas acima de 12 anos, a segunda dose da Cornavac (para quem já cumpriu o prazo de 28 dias após a primeira dose); AstraZeneca e Pfizer (para quem recebeu a primeira há 54 dias ou mais).
A terceira dose também será aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, que completaram o esquema vacinal de duas doses há 3 meses, e pacientes imunossuprimidos (intervalo de 28 dias após a segunda dose).
A Prefeitura ainda vai ofertar a meia dose do Projeto Viana Vacinada nas UBS Marcílio de Noronha I e Vila Bethânia.
Vila Velha
A Prefeitura abriu agendamento para a terceira dose da vacina contra a covid-19, na tarde desta quinta-feira (18). No entanto, as doses são apenas para pessoas acima de 60 anos, que já cumpriram o prazo de 4 meses, após a segunda dose.
No agendamento, também foram abertas vagas para os adolescentes de 12 a 17 que ainda não receberam a primeira dose, pessoas acima de 18 anos que também precisam da primeira dose e segunda dose para pessoas que possuem mobilidade reduzida.
Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Vila Velha e agendar a vacinação
A cidade também vai participar do Dia D de Vacinação contra a covid, no sábado. Na oportunidade, será aplicada a segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca nas pessoas que já estão aptas a completar o esquema vacinal.
Lembrando que é necessário cumprir o intervalo de 28 dias para receber a segunda dose da Coronavac, enquanto que a Pfizer e AstraZeneca é de 56 dias.
O mutirão acontece de 9h às 16h, no Tartarugão e também na Escola Caic (Terra Vermelha).
Guarapari
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Guarapari vai realizar um mutirão, nesta sexta-feira (19), para a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 60 anos. Na ação, não haverá o reforço para adultos de 18 a 59 anos.
Podem se vacinar os idosos que já tenham cumprido pelo menos 3 meses de intervalo da segunda dose. A ação acontece no Complexo Esportivo, em Muquiçaba, de 8h às 15h30.
É preciso levar o cartão de vacinação da primeira e da segunda dose, CPF, Cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência, em nome do vacinado ou do responsável.
No caso dos idosos acamados, a família deve procurar a unidade de saúde mais próxima, para agendar o dia e horário em que a equipe de saúde fará a vacinação na residência do idoso.
Comentários