Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Prefeitura da Serra é notificada para retirar túneis de desinfecção das UPAs

| 28/05/2020 12:00 h | Atualizado em 28/05/2020, 12:46

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) notificou a Prefeitura da Serra para retirar os túneis de desinfecção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles foram instalados também nos terminais, mas retirados após determinação da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

Uma unidade ainda iria percorrer os bairros com maior número de casos de Covid-19.

Túnel de desinfecção instalado no Terminal de Carapina, na Serra.
Túnel de desinfecção instalado no Terminal de Carapina, na Serra. |  Foto: Beto Morais

O MPES explicou que “na notificação recomendatória, expedida no dia 27 de maio ao secretário municipal de Saúde da Serra, o MPES argumenta que a implantação de túneis de desinfecção com a aspersão de dióxido de cloro não está fundamentada em normas e critérios técnicos científicos, estabelecidos por organizações, entidades médicas e sanitárias, internacional e nacionalmente reconhecidas”.

O documento cita a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que destacou que “não foram encontradas recomendações por parte de órgãos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência de Medicamentos dos EUA (FDA) ou Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), referentes à desinfecção de pessoas no combate à Covid-19, na modalidade de túneis ou câmaras”.

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que "todos os túneis foram retirados desde 16 de maio, e a contratação foi suspensa nesse mesmo dia".

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS