X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Pesquisa mostra aumento de anticorpos contra covid-19 na população do Rio


Uma pesquisa do Hemorio mostra que 28% dos fluminenses que doaram sangue nas últimas duas semanas apresentaram anticorpos contra o coronavírus. Analisados em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Uerj, a UFRJ e a Fiocruz, os números mostram um aumento considerável em comparação com as primeiras semanas de abril. Naquele momento, apenas 4% dos doadores tinham anticorpos.

O estudo já coletou informações de 7,3 mil pessoas e continua sendo feito. O objetivo é mapear o índice de infectados e de pessoas com anticorpos no Rio.

"Os doadores de sangue podem ser considerados uma população-sentinela, que nos possibilita acompanhar a curva da doença. Surpreendentemente, um número considerável de doadores já possui anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode refletir a realidade da população em geral", comenta o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa mostra aumento de anticorpos contra covid-19 na população do Rio
Quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado |  Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Rio zerou a fila de leitos para covid nos hospitais, mas ainda sofre com um alto número de mortes a cada dia. Enquanto isso, o Estado e o município afrouxaram as medidas de isolamento social - o que tem feito a população confundir flexibilização com abertura total.

Novos casos

O Estado do Rio registrou no sábado (13) 175 novas mortes por covid. Enquanto isso, as praias da capital fluminense ficaram movimentadas - os governos estadual e municipal anunciaram medidas de flexibilização que começaram a valer no início da semana.

Apesar de a permanência na areia estar proibida, cariocas aproveitaram algumas medidas de abertura, como a permissão para realizar atividades físicas no mar, para deturpar os decretos. Agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal tiveram que retirar alguns banhistas.

Além das mortes, o Rio registrou 1.052 novos casos da covid. Ao todo, já são 78,8 mil infectados no Estado; 7.592 deles morreram

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: