X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Perda de olfato é o sintoma mais comum da Covid-19

| 14/06/2020 20:44 h

Imagem ilustrativa da imagem Perda de olfato é o sintoma mais comum da Covid-19

O inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que teve sua terceira etapa apresentada ontem, mostrou que quase a metade das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 apresentou perda do olfato.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, 46,9% das pessoas relataram que tinham perdido o olfato recentemente. Já 22,6% disseram que perderam o paladar. Outro sintoma bastante relatado, foi a tosse. Segundo o estudo, 36,4% das pessoas que testaram positivo tiveram tosse, enquanto 32,8% disseram ter tido cansaço.

Essa etapa mostrou ainda que 295.773 capixabas já tiveram contato com o vírus. Dessas, mais de 83 mil não apresentaram nenhum sintoma, ou seja, estavam assintomáticos. A pesquisa revelou também que, nas casas onde moram quatro ou mais pessoas, a possibilidade de contágio é maior.

Em 26,4% dos testes que deram positivo, há quatro ou mais moradores na residência. Já em 22,9%, são cinco ou mais pessoas na moradia. Os resultados dos testes pendentes para a Covid-19 no Laboratório Central (Lacen) serão divulgados até amanhã, afirmou o secretário da Saúde.

“Estamos há uma semana alcançando uma média de mil testes por dia. Encerramos hoje (ontem) o processamento de todas as amostras acumuladas, que terão os resultados liberados até segunda-feira (amanhã)”, disse Nésio.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS