X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Passaporte de vacina será exigido para liberar festas em condomínios

A medida tornou obrigatória a comprovação do ciclo vacinal completo para acesso e permanência em diversos tipos de estabelecimentos.


Condomínios do Espírito Santo serão obrigados a cobrar o passaporte da vacinação contra covid-19 para festas e  confraternização de moradores. A determinação está na portaria do governo do Estado, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira.

A medida tornou obrigatória a comprovação do ciclo vacinal completo para acesso e permanência em diversos tipos de estabelecimentos. A portaria cita eventos sociais, tais como “casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizadas em cerimoniais, clubes e condomínios”.

Advogado especialista em Direito Condominial, Pacelli Arruda Costa ressalta que a exigência é para qualquer tipo de confraternização realizada dentro do condomínio.

“O controle pelo condomínio pode ser feito notificando o morador, já no ato da reserva do espaço de festas, de que será necessário entregar à administração uma lista de convidados e que estes deverão apresentar seus certificados de vacinação ao ingressarem no condomínio, sob pena de terem a entrada impedida pelos porteiros”, afirmou Arruda.

Para o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Gedaias Freire, essa fiscalização precisa ser realizada pelo próprio morador.

“Não cabe ao condomínio fiscalizar ou pedir para que os visitantes apresentem o cartão de vacinação, pois vários condomínios não têm porteiro. Cabe ao morador informar aos seus convidados sobre a obrigatoriedade do cartão”, afirmou Gedaias.

“O que o síndico precisa fazer é comunicar aos condôminos sobre as normas”,   ressaltou o presidente do  Sipces.

Mesmo sendo favorável à medida, Gedaias afirma que o condomínio enfrentará dificuldade para ter esse controle. 

 “Será muito difícil para o condomínio saber sobre o cumprimento dessa regra, pois sabemos que o condômino não deve cobrar na entrada dos convidados e, sim, avisar   que só vá quem estiver vacinado”.

A portaria do governo do Estado não estabelece punições  para moradores ou condomínios. O advogado  Pacelli Arruda Costa acredita, entretanto, que o descumprimento pode render sanções.

“A fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária do Estado e dos municípios, que aplicam as sanções previstas nos seus códigos de saúde nas eventuais infrações que forem registradas, além de ficar a pessoa jurídica, o que inclui os condomínios, sujeitos às responsabilidades decorrentes do não cumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: