X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nove cidades capixabas estão autorizadas a não decretar lockdown

| 05/06/2020 14:01 h | Atualizado em 05/06/2020, 14:14

Subiu para nove o número de cidades que estão desobrigadas de decretar lockdown (bloqueio total), a partir de decisões da Justiça Estadual, devido à Covid-19.

A liminar mais recente libera Piúma. Anteriormente, já tinham ficado livres da obrigação Alfredo Chaves, Dores do Rio Preto, Muniz Freire, Atílio Vivácqua, Apiacá, Iúna, Muqui e São José do Calçado, todas no Sul do Estado.

Orla da cidade de Piúma
Orla da cidade de Piúma |  Foto: Arquivo/AT
As ações são de autoria do Ministério Público Estadual (MPE-ES) contra uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que as cidades do Sul decretassem lockdown diante iminência de colapso do sistema de saúde.

A juíza Serenuza Marques Chamon acolheu pedido de liminar do MPE-ES para Muniz Freire. O órgão argumentou que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que os municípios têm autonomia para decretar medidas restritivas.

As ações foram ajuizadas para resguardar a atribuição do órgão estadual para tratar desse tema. O MPE-ES sustentou que a recomendação do MPF não teve embasamento e que a matriz de risco do Estado deve ser observada. Assim, caso medidas de restrição de liberdade sejam tomadas, isso deverá ocorrer com base no que o Estado e municípios deliberarem.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Justiça autoriza cinco cidades a não decretarem bloqueio total

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS