X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Novas regras para o uso de máscara na Ufes; confira

Resolução aprovada pelo Conselho Universitário alterou regras do uso de máscara na universidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas regras para o uso de máscara na Ufes; confira
Ufes flexibilizou o uso de máscara |  Foto: Leone Iglesias/AT

Novas regras para o uso de máscara na Universidade Federal do Espírito Santo começam a valer nesta segunda-feira (05). De acordo com a Administração, o uso desse equipamento de proteção será flexibilizado mesmo em locais fechados. No entanto, continua obrigatório em alguns serviços prestados pela instituição de ensino.

A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário na sexta-feira (02), por meio da Resolução 22/2022. O documento altera o artigo 2º da Resolução 4/2022, tornando o uso de máscaras obrigatório nos ambientes de assistência à saúde, conforme previsto na Portaria nº 060-R/2022-Sesa.

O equipamento também deve ser usado por pessoas com sintomas de resfriado comum ou síndrome gripal, até que seja realizado o teste para covid-19; e estudantes, docentes e servidores técnicos que atuam em unidades sanitárias, como locais de estágios, unidades hospitalares, unidades de saúde e ambulatoriais.

"As particularidades existentes em cada unidade administrativa também deverão ser avaliadas, cabendo aos seus integrantes e às chefias estabelecerem a obrigatoriedade ou flexibilidade de uso de máscara em espaço fechados específicos", explica a Administração da Ufes.

De acordo com a universidade, a flexibilização foi recomendada pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) à gestão da instituição com base na manutenção de queda dos indicadores epidemiológicos da doença no Espírito Santo e em nível nacional, e também nas informações do segundo relatório com dados de ocorrência da covid-19 na Ufes, que aponta uma queda de cerca de 50% no número de testes positivos registrados no mês julho, em comparação ao mês de junho. 

Além disso, reforçam ainda essa recomendação a cobertura vacinal na comunidade acadêmica da Ufes, que é de 98%, segundo a universidade.

O COE também recomenda a manutenção das orientações para precaução da doença, dos postos de testagem na universidade e o monitoramento do número de casos, além do estímulo a vacinação. 

Ao editar a nova resolução, o Conselho Universitário salientou que essa flexibilização do uso da máscara na universidade pode ser revisada, caso alterações nos números da pandemia sejam observados em âmbito estadual, nacional e internacional. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: