X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Médicos apontam risco baixo de contaminação na volta às aulas presenciais

| 08/05/2021 15:40 h

Especialistas em saúde afirmam que os riscos de contaminação são pequenos nesta volta às aulas presenciais. Com o início da vacinação de professores, além da queda do número de casos da Covid-19 em abril, eles defendem que já é possível retomar as atividades com segurança a partir da próxima segunda-feira.

Leonardo Lessa: desmonte de equipes de especialidades nos hospitais
Leonardo Lessa: desmonte de equipes de especialidades nos hospitais |  Foto: Divulgação/Daniela Ramos
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Fabrício Gaburro, acredita que as escolas tiveram tempo suficiente para se adaptarem a este novo momento da educação. “Foram muitos meses de preparação e vejo que, agora, elas oferecem um protocolo robusto para evitar o contágio”, opina.

Segundo o médico, o fato de que poucas crianças desenvolvem quadros graves da doença é outro indicativo positivo. “Estudos já mostraram que a maioria delas não pega o vírus. E, quando pegam, evoluem bem. Isso mostra que estamos num cenário favorável”.

Essa posição também é defendida pelo presidente da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), Leonardo Lessa. Conforme explica o médico, desde o início da pandemia, outras doenças gripais – como a meningite – foram mais letais entre os pequenos do que a própria Covid-19.

Nesse caso, Lessa ainda diz que o isolamento social pode ser tão prejudicial quanto o risco de ser contaminado. “Se as crianças continuarem tendo aula apenas em casa, podem desenvolver outras comorbidades, a exemplo da depressão e obesidade”, ressalta.

“Longe da escola, elas têm prejuízos no processo de alfabetização; da socialização, entre outros. Sem contar a evasão escolar, que já é muito grande, e tende a aumentar ainda mais ”, pontua o médico.

Para a infectologista Ana Carolina D'Ettorres, o mais importante é que as escolas fiscalizem o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento entre as crianças. Ela recomenda um diálogo diário entre os pais e a equipe de professores, para acompanhar o aparecimento de sintomas, seja no estudante ou outro membro da família.

“Precisa ser um retorno consciente, que siga as diversas regras que estamos pontuando desde o ano passado. Quem tiver dúvidas se deve permitir a volta do filho ou não, pode consultar a opinião do pediatra que acompanha o estudante”, orienta.


SAIBA MAIS


Rede estadual

As aulas para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da rede estadual serão retomadas na segunda-feira. Já para os alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), além do ensino médio e técnico da rede, as orientações para o atendimento individualizado serão divulgadas na próxima semana.

Rede privada

Centro Educacional Leonardo da Vinci

  • As aulas presenciais da educação infantil e do ensino fundamental I retornam na segunda-feira.

  • Não será necessário realizar o rodízio nesses segmentos, pois a taxa de ocupação das salas já atende às exigências.

Centro Educacional Sonho Meu (Cesm)

  • O retorno presencial será na próxima segunda-feira, com rodízio de turmas a cada 15 dias, intercalando a entrada em quatro portões para evitar aglomeração. Os recreios continuam sendo dentro das salas de aulas.

Colégio Faesa

  • Retornará presencialmente na segunda-feira com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), respeitando todas as normas estabelecidas no protocolo de saúde.
  • Iniciará com o grupo de alunos que já ia presencialmente antes da quarentena, com a opção para aqueles que ainda não se sentem seguros em retornar presencialmente, de permanecerem online.
  • Não há a necessidade de rodízios no momento. O horário de entrada se inicia às 8h, com intervalos escalonados.

Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (Vila Velha) e Colégio Marista Colatina

  • Aguardam o decreto estadual para divulgar a data de retorno, que segundo a escola, será no modelo híbrido, seguindo o protocolo de segurança, com rodízio de grupos.

Colégio Pio XII

  • As aulas presenciais serão retomadas na segunda-feira, sem rodízio, pois o espaço físico já estava adaptado para receber os alunos dentro do distanciamento exigido no protocolo. Continua sendo opção para os pais o ensino presencial ou de forma remota.

Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória

  • Retornará com as aulas presenciais para a educação infantil e para turmas do 1º ao 5º ano, a partir da próxima segunda-feira.
  • Para a Educação Infantil e dos 1º ao 4º anos, o retorno será 100% presencial, sem rodízio. Já para as turmas dos 5º anos haverá rodízio entre os grupos.

Escola da Ilha

  • As aulas presenciais retornam na segunda-feira, sendo: do infantil ao 1º ano, aulas presenciais e aulas online para quem optar pelo ensino remoto; do 2º ao 5º ano, ensino híbrido (remoto e presencial).
  • Os horários de entrada e saída serão escalonados para evitar aglomeração na porta da escola.

Escola São Domingos

  • Comunicou que, de acordo com pronunciamento de ontem, poderão retomar as atividades presenciais, com os alunos do infantil 2 ao 5º ano (Unidade I), a partir da próxima segunda-feira.
  • A escola reforçou, ainda, que, tão logo seja publicado o decreto confirmando esse pronunciamento e apresentando deliberações específicas, enviará comunicado individual para cada ano/turma com orientações a respeito do retorno.
  • Às famílias que optarem pelo não retorno às atividades presenciais, neste momento, a escola disse que continuará com as aulas online.

Colégio Renovação

  • As aulas presenciais para o ensino infantil e fundamental I serão retomadas a partir de segunda-feira, seguindo todos os protocolos de segurança.
  • A instituição também irá informar aos pais algumas mudanças nos horários de entrada e saída dos alunos para maior organização e distanciamento entre as turmas.

Escola Americana de Vitória

  • Afirmou que está preparada para o retorno às aulas presencias para os ensinos infantil e fundamental I, a partir de segunda-feira.
  • A instituição reforça que todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão mantidas, como o uso obrigatório de máscaras por alunos e colaboradores, além da oferta de álcool em gel, prática do distanciamento social por meio da marcação de cadeiras em sala de aula, entre outras ações preventivas.

Primeiro Mundo

  • Irá retornar com as aulas presenciais para o ensino infantil e fundamental 1 a partir da próxima semana, garantindo o cumprimento de todos os protocolos.
  • Ressaltou, ainda, que o centro educacional está aguardando publicação do decreto para informar às famílias sobre a retomada das aulas.

Crescer PHD

  • A instituição de ensino já estava atendendo aos alunos do infantil no modelo presencial/individual. Na segunda-feira, voltará ao modelo híbrido, como já estava acontecendo desde o início do ano.
  • Dessa forma, serão ofertadas aulas presencias para quem deseja estar na escola e aulas online simultâneas para quem quer ficar em casa.

Fonte: Governo do Estado, escolas e prefeituras.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS