X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais uma cidade capixaba decreta lockdown e proíbe até circulação de ônibus


Imagem ilustrativa da imagem Mais uma cidade capixaba decreta lockdown e proíbe até circulação de ônibus
Estado vai entrar em quarentena de 14 dias a partir desta quinta-feira |  Foto: Pixabay

Mais um município capixaba decidiu decretar lockdown para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira (23). Água Doce do Norte, que faz divisa com Barra de São Francisco, também determinou, por cinco dias, toque de recolher para toda a população e o fechamento geral do comércio, inclusive supermercados e farmácias. 

Assim como a decisão da prefeitura de Barra de São Francisco, anunciada no início da noite desta terça (23), o decreto de Água Doce do Norte, assinado pelo prefeito Abraão Lincon Elizeu, também começa nesta quarta-feira (24) e vai até às 6 horas da manhã da próxima segunda (29).

No entanto, diferente da outra cidade, o prefeito Abraão Lincon também suspendeu o transporte intermunicipal e municipal (ônibus) coletivo no município de Água Doce do Norte.

As farmácias e supermercados só vão poder funcionar por meio de delivery e, junto com todos os outros comércios, devem manter fechados todos os acessos do estabelecimento e estão proibidos de atender clientes dentro ou na porta do local, com ou sem horário marcado. 

Sobre o toque de recolher, o decreto também diz que é proibida a circulação e permanência da população em espaços públicos a partir das 20 horas até às 6 horas da manhã.

Enquanto o decreto estadual permite o funcionamento de 24 serviços, listados como essenciais, apenas quatro vão poder funcionar nesse período de cinco dias, no município de Água Doce do Norte. São eles:

  • Assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares;
  • Serviços públicos considerados essenciais, de acordo com manifestação do Chefe do Poder Executivo Municipal;
  • Assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade;
  • Serviços funerários.

Para conseguir implementar a medida extrema, a prefeitura explica vai solicitar, a Renato Casagrande, auxílio de força da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Além disso, o decreto determina que o descumprimento das determinações "importará em responsabilidade civil, penal e administrativas dos infratores, podendo os mesmos responder por crime contra a saúde pública e contra a administração pública em geral".

"A fiscalização e aplicação das penalidades cabíveis pela infração das medidas dispostas neste Decreto será realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal", diz outro trecho do documento. 

Água Doce do Norte registrou, até esta terça-feira (23), 572 casos confirmados de Covid-19 e 25 mortes pelo vírus. A taxa de letalidade (quantas pessoas adoecem e morrem) no município é de 4,4%. Na região Norte, a taxa de ocupação de leitos de UTI já está em 96,97% e 84,71% de enfermaria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: