Mais de 15 mil profissionais de educação receberam a primeira dose da vacina contra Covid
Escute essa reportagem

Cerca de 15 mil professores foram vacinados contra a Covid-19 no Estado. Esse número corresponde a 30% da categoria. A informação foi passada durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (21), quando o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, atualizaram informações sobre a pandemia no Espírito Santo.
De acordo com Reblin, nessa primeira fase de vacinação dos profissionais da educação, a estimativa é de que o público seja de 53 mil pessoas e, até nessa semana, foram distribuídas cerca de 30 mil doses.
Fernandes, por sua vez, destacou que a lista elaborada pelos municípios com o nome dos profissionais aptos a se vacinar é um dos componentes para organizar essa vacinação. Caso o nome não esteja na lista, ele explica o que fazer para receber a imunização.
"A declaração que confirme o vinculo do trabalhador com a escola é suficiente para torná-lo apto a imunização", explicou Fernandes.
No entanto, é preciso respeitar o escalonamento pela faixa etária definido pelas cidades para essa vacinação.
O diretor administrativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Gean Carlos Nunes de Jesus, destacou que o a categoria fez um levantamento que mostra que apenas três estados brasileiros têm vacinados professores. Além do Espírito Santo, seguem com essa imunização São Paulo, Maranhão e Bahia, informou ele.
Apesar disso, o diretor ressalta que o sindicato segue cobrando mais vacinas para os trabalhadores. "Não está no ritmo que a gente gostaria, mas está acontecendo", disse ele sobre a vacinação.
Comentários