X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais 84.300 doses de vacina contra a Covid-19 chegam ao Estado


Imagem ilustrativa da imagem Mais 84.300 doses de vacina contra a Covid-19 chegam ao Estado
|  Foto: Reprodução/Instagram @casagrande_es

Um novo lote com 84.300 doses de vacina contra a Covid-19 chegou ao Estado, às 8h25 da manhã deste sábado (20). Destas, 10.500 são da vacina de Oxford-Fiocruz e 73.800 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com a Sesa, as doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento e a previsão é que sejam distribuídas para os municípios da Grande Vitória na manhã desta segunda-feira (22). Já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir da terça-feira (23), pela manhã.

Seguindo a atualização do Informe Técnico do Ministério da Saúde, com decisão tripartite, entre União, estados e municípios, as doses desta nova remessa, mais as doses da remessa que chegaram na madrugada de quarta-feira (17) ao Espírito Santo, serão incorporadas como D1 (Dose 1), com o objetivo de dar mais rapidez à imunização dos grupos prioritários.

Com isso, a partir da próxima semana, o Estado vai iniciar a vacinação de idosos de 70 a 74 anos com envio aos municípios do quantitativo para atender 78% desta população (99.741). Também será feito o envio das D1 para completar 100% da cobertura dos idosos de 75 a 79 anos e iniciará ainda o envio para atender 63% da comunidade quilombolas; e mais um quantitativo para os trabalhadores da saúde.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o lote esperado para a próxima semana está mantido.

“Para este mês de março o Ministério da Saúde também definiu o envio de uma nova remessa toda semana, entre quartas e quintas-feiras. O que recebemos neste sábado (20) é uma remessa nova, portanto, há previsão de um novo lote para a próxima semana”.

Vacinas Oxford-Fiocruz

As vacinas Covishield desenvolvidas pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com a nacionalização da produção feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), passará a ter apresentação em frascos de cinco doses, não mais com dez doses como anteriormente.

“O tempo de validade é o mesmo, de seis horas, o que muda é o volume de doses, com cinco por frasco. É muito bom para a operacionalização da vacinação, pois facilita a otimização das doses do frasco da vacina”, explicou Danielle Grillo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: