X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Igrejas Católicas no Estado terão missas apenas pela internet

| 17/03/2021 17:28 h | Atualizado em 17/03/2021, 17:57

Convento da Penha
Convento da Penha |  Foto: Divulgação

As missas e celebrações das igrejas católicas do Estado vão ser transmitidas online por 14 dias, a partir desta quinta-feira (18), mesmo sendo consideradas atividade essencial, no novo decreto do governo. A informação foi divulgada nesta quarta (17), em uma nota assinada pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

De acordo com o arcebispo, a decisão foi tomada após o governador Renato Casagrande anunciar um período de quarentena para todo o Espírito Santo, nesta terça (16), e recomendar que as atividades religiosas acontecessem apenas de forma virtual, entre esta quinta (18) e o dia 31 deste mês. 

"Além do profundo respeito às pessoas que passam por situação difícil e precisam de atendimento médico, assim como os profissionais de saúde, quero lembrar a todos e retomar as orientações encaminhadas por carta ou decreto no ano de 2020 acrescentando algumas novas diretrizes", diz um trecho do documento.

Na nota, Dom Dario ainda lista uma série de orientações às paróquias. Entre elas, o religioso explica que as igrejas vão permanecer abertas para que os fiéis possam fazer orações pessoais.

No final do documento, o arcebispo pede solidariedade e afirma que as pessoas que fazem parte de algum grupo de risco devem ser incentivadas a acompanhar as celebrações de casa. 

"Sejamos solidários com quem mais precisa e atentos às pessoas que fazem parte de grupos de risco, incentivando-as a acompanharem as Celebrações pelas redes sociais, rádio e TV. Empenhemo-nos neste período e confiemos que, após a quarentena, a diminuição de casos nos permita retomar nossa ação pastoral e evangelizadora com menos restrições, mesmo que com todos os cuidados", afirma Dom Dario.

Confira todas as orientações da Arquidiocese de Vitória:

  • As celebrações, da Palavra ou Eucarística, devem acontecer por meio virtual, contando com o mínimo necessário de fiéis para a transmissão (Liturgia, cantos, ministros...);
  • "Estamos vivendo um tempo forte e especial: o Tempo da Quaresma. Para alimentarmos a fé é importante que se faça a distribuição diariamente da Eucaristia. Cada paróquia pode definir os horários mais adequados a sua realidade";
  • "Mantenhamos as igrejas abertas todos os dias para aqueles que desejarem fazer suas orações pessoais. Lembremos que esse momento pode ser uma boa ocasião para redescobrir a oração em família";
  • Padres e secretarias vão estar disponíveis para o atendimento pessoal de quem procurar, determinando horários e respeitando os procedimentos de higiene;
  • As atividades pastorais, que estavam sendo retomadas, ficam suspensas ou permanecem em modo virtual;
  • A dispensa do preceito dominical continua enquanto durar a pandemia.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS