X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Idosos voltam para casa sem vacina em Guarapari

| 22/03/2021 13:49 h | Atualizado em 22/03/2021, 14:02

Idosos com idade entre 75 e 79 anos continuam enfrentando problemas para conseguir tomar a vacina da Covid-19 em Guarapari. Alguns relatam que passaram a noite na fila para garantir a senha e voltaram para casa sem a dose do imunizante nesta segunda-feira (22).

Idosos continuam enfrentando problemas para conseguir tomar a vacina da Covid-19 no município
Idosos continuam enfrentando problemas para conseguir tomar a vacina da Covid-19 no município |  Foto: Divulgação
O sistema de imunização, montado no Complexo Esportivo Maurice Santos, no bairro Muquiçaba, começou às 7h para os idosos que não possuem carros com a distribuição de 400 senhas. Os portões abriram às 8h, mas haviam pessoas esperando na fila desde as 18h de domingo (21).

"Meu filho veio para cá ontem às 18h. Isso não é justo! Sexta-feira ele também veio tentar pegar senha meia-noite e ficou até às 7h. Quando foi pegar a primeira senha, não deram para ele. Só deram para quem estava de carro”, ressaltou a Luiza França Marques, de 78 anos.

A dona de casa Margareth Volpini Boanova, 57, relatou que tentou entrar na fila para garantir a senha para sua mãe tomar a vacina contra a Covid-19, porém a equipe imunizadora a informou que somente a idosa poderia pegar a senha. “Minha mãe tem problema de intestino. Vim aqui para tentar poupa-la de ficar em pé e soube disso. Isso é um absurdo!”, contou indignada a Margareth.

Já o aposentado José Rocha Filho, que garante ter 77 anos, afirma que já foi até o Complexo Esportivo Maurice Santos três vezes e não conseguiu ser imunizado. “Eu tenho 77 anos, mas no meu documento consta que eu tenho 74. Venho aqui, enfrento fila e perco a viagem. Pego ônibus, me arrisco com a aglomeração e chego aqui e passo raiva”, reforça o aposentado.

O município informou que nos próximos dias, quando a data da etapa para idosos de 70 a 74 anos sem carro for divulgada, os idosos e parentes não precisarão chegar no dia anterior e nem na madrugada, pois as senhas só começarão a ser distribuídas a partir das 7h no portão principal do complexo esportivo, de onde os idosos serão encaminhados para dentro do ginásio.

Segunda dose para idosos de 85 a 89 anos começa nesta terça-feira

A Secretaria de Saúde (Semsa) de Guarapari informou que realizará na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24), das 8h às 12h, no Complexo Esportivo Maurice Santos, em Muquiçaba, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 85 a 89 anos que tomaram a primeira dose do imunizante nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

Ainda segundo o município, o idoso precisa levar cartão SUS, CPF e o cartão de vacinação contra a Covid-19, o que foi entregue no ato da primeira dose.

A vacinação será no sistema de drive-thru e também para quem não possuir veículo.

A prefeitura ressaltou ainda a importância do uso de máscara durante todas as etapas da imunização e a prática do distanciamento na fila.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS