X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Idosos esperam 12 horas na fila da vacina contra Covid em Guarapari


Imagem ilustrativa da imagem Idosos esperam 12 horas na fila da vacina contra Covid em Guarapari
Fila de carros com pacientes para serem vacinados contra a covid começou a ser formada na noite de quarta (destaque) e seguiu até a manhã desta quinta |  Foto: Clóvis Rangel e Reprodução / Redes Sociais

Dezenas de idosos com idade entre 75 e 79 anos enfrentaram problemas para conseguir tomar a vacina da Covid-19 em Guarapari, nesta quarta-feira (18). Alguns veículos chegaram a passar mais de 12h na fila do no sistema drive-trhu para garantir a dose do imunizante.

O sistema de imunização no Complexo Esportivo “Maurice Santos”, no bairro Muquiçaba, começou às 6h, com a distribuição de 550 senhas, mas já tinha morador na fila às 18h de quarta-feira (17) — ou seja, 12 horas de espera.

"Isso é uma falta de humanidade! Cheguei aqui às 18h para conseguir uma senha para minha sogra de 76 anos. Havia idosos com muletas", conta a pedagoga Bruna Souza, de 33 anos.

A aposentada Maria Rodrigues Machado, de 77 anos, relatou que chegou na fila às 18h de quarta-feira (17). “Da outra vez nós esperamos por horas também, mas eu não consegui. Dessa vez estamos entre os primeiros da fila e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse.

Essa é a segunda vez que a Maria Rodrigues tenta garantir a vacinação. Ela também esteve entre os idosos que retornaram para casa sem receber a vacina no dia 11 de março.

Já a aposentada Ioner Salerno, de 76, reprova esse sistema de sistema drive-trhu para garantir a dose do imunizante contra a Covid-19. “Isso é elitismo! E quem não tem carro? Ontem mesmo uma amiga minha me disse que não vai tomar a vacina porque não tem carro para vir aqui”, afirmou.

Ao lado do Complexo Esportivo “Maurice Santos”, alguns moradores a pé formaram uma fila. Seu Vitório Vagner e a dona Maria José da Silva, por exemplo, chegaram por volta de 4h da manhã desta quinta (18). Eles disseram que não sabiam que a vacinação seria exclusiva para quem fosse de carro.

De acordo com a divulgação da Prefeitura de Guarapari, a vacinação realizada hoje atenderia exclusivamente pelo sistema drive-trhu e segue até este sábado (20), nos mesmos moldes.

Prefeitura responde

Por nota, a prefeitura de Guarapari reforçou que disponibilizou 550 fichas de aplicação de vacina contra covid às 6 horas e que, por este motivo, não seria necessário que a população passasse a noite em uma fila.

"Não há necessidade das pessoas passarem a noite na fila, visto que neste primeiro dia, às 11h30 da manhã ainda restavam aproximadamente 70 fichas a serem distribuídas e nenhum carro na fila para distribuir", diz a Prefeitura.

Para ser vacinado, os idosos devem apresentar o CPF, cartão SUS, documento identidade e comprovante de residência em nome do vacinado ou do responsável. Ainda segundo a Prefeitura, nenhum paciente que estava à pé foi vacinado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: